Seis cientistas brasileiras recebem prêmio internacional; saiba quem são

1 min de leitura
Imagem de: Seis cientistas brasileiras recebem prêmio internacional; saiba quem são
Imagem: Shutterstock

Para aumentar o acesso às disciplinas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e também reduzir a diferença de gênero nessas áreas do conhecimento, a multinacional 3M realizou a segunda edição do prêmio “25 Mulheres na Ciência da América Latina”. Entre as premiadas em 2022, estão seis cientistas brasileiras cuja trajetória e qualidade do trabalho foram reconhecidas por especialistas.

Para prestigiar as 25 mulheres cujo trabalho impactou de forma positiva as suas comunidades, além de incentivar meninas e mulheres a seguirem carreiras nas áreas da ciência, a 3M criou um processo de avaliação, que considerou os seguintes critérios:

  1. Potencial impacto social direto ou indireto na América Latina;
  2. Inovação do projeto;
  3. Viabilidade do projeto;
  4. Maturidade da ideia;
  5. Capacidade e experiência.

Quem são as seis brasileiras que se destacaram no prêmio da 3M?

No Brasil, seis mulheres cientistas foram vencedoras e reconhecidas nesta segunda edição do programa, por sua trajetória e trabalho, que são:

  • Thamy Lívia Ribeiro Corrêa apresentou um projeto sobre a descoberta de novas enzimas e explicou mecanismos de despolimerização e reutilização de plásticos;
  • Renata Bannitz Fernandes desenvolveu um biofármaco inovador para o tratamento da leucemia infantil;
  • Rosangela Silqueira Hickson Rios defendeu a identificação de novos alvos e novos fármacos para o tratamento da esquistossomose pelo processo de acoplagem molecular;
  • Andreza Martins validou a técnica de ionização/dessorção a laser (MALDI-TOF MS) para detectar o vírus SARS-CoV-2 em esfregaços nasofaríngeos/orofaríngeos;
  • Gabriela Venturini da Silva identificou marcadores de doença isquêmica;
  • Esther Pereira abordou a produção e caracterização do plástico PVDF e nanocompósitos de óxido de metal como biomateriais para aplicações biomédicas.

A segunda edição do prêmio de ciências contou, além das participantes brasileiras, com outras cientistas da América Latina. Após a seleção de projetos por um júri de renomados especialistas, destacaram-se outras 19 mulheres, da Colômbia, Peru, Panamá, Costa Rica, México, Chile e Argentina.

O objetivo da 3M é dar a maior visibilidade às carreiras e aos relatos das 25 cientistas latino-americanas. Para que o público em geral possa enviar mensagens de congratulações e interagir com essas mulheres que são um exemplo para seus países e para a humanidade, a empresa abriu um espaço em seu Blog de Curiosidade da 3M. Na página, podem ser encontradas maiores informações sobre a premiação e o trabalho das cientistas selecionadas.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.