Covid-19 é tema do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

1 min de leitura
Imagem de: Covid-19 é tema do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência
Imagem: Pixabay

O dia 11 de fevereiro marca a comemoração do Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. A data foi estabelecida desde 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O objetivo da data é não apenas comemorar a atuação e a presença de mulheres no ambiente de pesquisa, divulgação e adoção de práticas científicas, mas também discutir o assunto na sociedade. Temas como preconceito, igualdade de gênero e políticas sociais são debatidos e viram temas de campanhas permanentes da organização.

Para 2021, o tema é "Mulheres cientistas na linha da frente da luta contra a covid-19". Segundo a ONU, a pandemia mostrou a excelência de pesquisadoras espalhadas pelo mundo — caso das cientistas que sequenciaram o genoma do coronavírus em 48 horas, por exemplo. Entretanto, ela também prejudicou a carreira de muitas jovens pesquisadoras e ampliou ainda mais algumas disparidades de gênero na academia.

No Brasil

Como parte da celebração e da valorização do papel das mulheres na ciência, a Fiocruz também preparou um evento especial.

A mesa virtual "Mulheres no enfrentamento da Covid-19 na Fiocruz" acontece às 14 horas (horário de Brasília) desta quinta-feira (11) e conta com a participação de pesquisadoras renomadas de diferentes áreas do instituto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.