Testes de chip da Neuralink mataram macacos, diz denúncia

1 min de leitura
Imagem de: Testes de chip da Neuralink mataram macacos, diz denúncia
Imagem: Neuralink

A Neuralink, empresa fundada por Elon Musk e focada no setor de implantes cerebrais, deve ser denunciada formalmente nos Estados Unidos por maus-tratos a animais. As acusações estariam ligadas aos macacos utilizados para testes da tecnologia da empresa, já que a maioria dos símios teria morrido após os experimentos.

Segundo o site Business Insider, o Departamento de Agricultura dos EUA deve receber nesta semana uma reclamação formal do Comitê de Médicos para Medicina Responsável, um grupo voltado para direitos dos animais e utilização de espécies em testes clínicos.

Recentemente, a Neuralink avisou que pretende começar a testar chips cerebrais em humanos ainda em 2022.

Denúncias graves

A organização alega ter recebido documentos que comprovam o "extremo sofrimento" passado por animais utilizados nos laboratórios da Neuralink entre 2017 e 2020, o que comprovaria "tratamento animal inadequado e experimentos altamente invasivos". Em abril do ano passado, a empresa compartilhou o vídeo de um macaco jogando Pong apenas usando controles da mente graças a um chip implantado.

Nas mais de 700 páginas sobre os estudos, há relatos de que apenas 7 dos 23 macacos sobreviveram aos testes feitos pela Neuralink e pela Universidade da Califórnia em Davis. Os demais teriam sido sacrificados ou morrido em condições variadas — incluindo infecções não tratadas após procedimentos cirúrgicos, extremo cansaço, traumas e ferimentos que podem ter sido causados pelos próprios animais, sem conexão confirmada com os implantes.

Investigação deve avançar

"Praticamente todos os macacos que tiveram implantes na cabeça sofreram efeitos bastante debilitantes em sua saúde. Eles estavam, francamente, mutilando e matando os animais", afirmou o diretor do grupo ativista, Jeremy Beckham.

Como a denúncia ainda não foi formalizada, a Neuralink não se manifestou sobre o caso. Já a Universidade da Califórnia em Davis alega que seguiu todos os protocolos durante a pesquisa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.