menu
Logo TecMundo
Ciência

Macaco joga Pong ‘telepaticamente’ com chip da Neuralink

Elon Musk explica que o produto vai permitir que uma pessoa com paralisia use um smartphone com a mente “mais rápido do que um usuário que utiliza os dedos'

Avatar do(a) autor(a): Giovanna Fantinato

schedule09/04/2021, às 05:54

Macaco joga Pong ‘telepaticamente’ com chip da NeuralinkFonte:

Imagem de Macaco joga videogame ‘telepaticamente’ com chip da Neurolink no tecmundo

Na última quinta-feira (8), a Neuralink, empresa do bilionário Elon Musk, compartilhou em uma conversa no aplicativo Clubhouse o vídeo de um macaco jogandovideogame ‘’telepaticamente’’. Com nove anos, o animal chamado Pager utilizou apenas a mente para guiar o rumo do jogo Pong. Para isso, a empresa implantou o dispositivo no cortex motor do cérebro, responsável por executar movimentos nas áreas da mão e braço.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Em seu TwitterElon Musk explica que o produto vai permitir que uma pessoa com paralisia use um smartphone com a mente “mais rápido do que um usuário que utiliza os dedos”. O dispositivo é implantado no cérebro, para que a pessoa se sinta totalmente normal utilizando o chip.

Além disso, o bilionário defende que pessoas sem paralisia também podem usar o dispositivo, justificando que "de certa forma, todos já são ciborgues ao utilizar smartphones e computadores quase como uma extensão do corpo humano".

— Elon Musk (@elonmusk) April 9, 2021

Os planos para as versões posteriores são ambiciosos. Segundo Musk, serão desenvolvidos chips capazes de desviar sinais de movimento do cérebro para os grupos de neurônios motores e sensoriais do corpo. Assim, a expectativa da empresa é permitir que pessoas paraplégicas possam andar novamente. Nos próximos testes, a Neuralink pretende colocar mais macacos para jogar e competirem entre si.