5 jogos para ajudar no combate à depressão e ansiedade

3 min de leitura
Imagem de: 5 jogos para ajudar no combate à depressão e ansiedade
Imagem: Shutterstock

A depressão e a ansiedade, assim como outros distúrbios mentais, têm uma série de causas e necessitam de um acompanhamento médico e psicológico para serem superadas. Todavia, algumas práticas podem ajudar os indivíduos a lidarem melhor com os sintomas dessas doenças.

Uma dessas maneiras é o uso de jogos online criados para esse objetivo, uma vez que, segundo o dr. Victor Kurita — especialista em saúde mental —, eles aumentam o sentimento de bem-estar e ocasionam um relaxamento de todo o corpo.

Ficou curioso para conhecer alguns deles? Então veja abaixo os principais jogos criados com esse intuito.

Confira!

1. Celeste

Celeste venceu o The Game Awards 2018 como o Jogo Mais Impactante do Ano. (Matt Makes Games/Reprodução)Celeste venceu o The Game Awards 2018 como o Jogo Mais Impactante do Ano. (Fonte: Matt Makes Games/Reprodução)Fonte:  Matt Makes Games

Celeste foi lançado em janeiro de 2018 e desde então se tornou um enorme sucesso devido à jogabilidade e à mensagem que passa ao seu público. Nele, é preciso ajudar Madeline a chegar até o topo da montanha Celeste, ao mesmo tempo em que ela enfrenta seus maiores monstros internos.

Dessa forma, os jogadores embarcam em uma grande aventura com a personagem, na qual ela precisa se autoconhecer cada vez mais para conseguir superar seus traumas e concluir sua caminhada.

O jogo está disponível para os sistemas Windows, Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, macOS, e Linux, sendo possível baixá-lo clicando aqui.

2. Flower

Criado por Jenova Chen e Nicholas Clark, Flower foi anunciado pela primeira vez em 2007 durante o Tokyo Game Show. (Annapurna Interactive /Reprodução)Criado por Jenova Chen e Nicholas Clark, Flower foi anunciado pela primeira vez em 2007 durante o Tokyo Game Show. (Fonte: Annapurna Interactive/Reprodução)Fonte:  Annapurna Interactive

O Flower é um jogo que proporciona uma profunda calma para seus jogadores. Ele não impõe nenhum desafio e sua jogabilidade consiste em controlar a direção do vento por cenários exuberantes, que faz com que pétalas de flores viajem pelo caminho.

Considerado por muitos críticos como um refúgio emocional para as pessoas, sua recepção foi tão positiva que o game venceu a categoria “Melhor Jogo Independente” no Spike Video Game Awards de 2009.

Sua simplicidade permite que até mesmo os usuários que não têm experiência em jogos possam jogar sem nenhuma dificuldade. Ele está disponível apenas para o Windows e você pode conferir mais clicando aqui.

3. Jornada do Acolhimento

O Falar Inspira a Vida busca incentivar as pessoas a falarem sobre seus problemas em busca de uma boa saúde mental. (Jornada do Acolhimento/Reprodução)O Movimento Falar Inspira a Vida busca incentivar as pessoas a falarem sobre seus problemas em busca de uma boa saúde mental. (Fonte: Jornada do Acolhimento/Reprodução)Fonte:  Jornada do Acolhimento 

O Jornada do Acolhimento foi lançado no começo de setembro de 2021 pelo Movimento Falar Inspira Vida. O jogo tem o intuito de educar seus jogadores sobre as fases da depressão e as atenções necessárias em cada uma delas para a resolução dos problemas.

Dessa forma, o game é dividido em quatro fases: Descoberta, Superação, Esperança e Cuidado. De acordo com o Falar Inspira a Vida, o jogo também é uma forma de incentivar aqueles que estão passando por dificuldades emocionais a buscarem uma ajuda especializada para começar um tratamento.

O Jornada do Acolhimento é distribuído gratuitamente e pode ser jogado através do navegador, não sendo necessário baixar o software em seu dispositivo. Ficou interessado? Confira o jogo aqui.

4. Hellblade: Senua’s Sacrifice

 Hellblade: Senua's Sacrifice foi escrito por Elizabeth Ashman-Rowe e dirigido por Tameem Antoniades. (Ninja Theory/Reprodução) Hellblade: Senua's Sacrifice foi escrito por Elizabeth Ashman-Rowe e dirigido por Tameem Antoniades. (Fonte: Ninja Theory/Reprodução)Fonte: Ninja Theory

O Hellblade: Senua’s Sacrifice é mais um jogo que apresenta uma grande contribuição para a saúde mental dos jogadores. Ele é ambientado em uma antiga vila viking, onde Senua, o personagem principal, decide embarcar em uma grande viagem para vingar a morte de sua amada.

No entanto, o jogo muitas vezes mostra claramente os sintomas de ansiedade, depressão e psicose pelo qual o personagem passa durante seu terrível luto. Lançado em 2017, ele também é uma forma de auxiliar os jogadores a superarem os seus próprios traumas.

Hellblade: Senua’s Sacrifice foi lançado para Windows, Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch. Baixe e instale-o clicando aqui.

5. Sea of Solitude

Sea of Solitude foi anunciado em 2015, mas seus desenvolvedores ficaram alguns anos trabalhando em sua história e ele foi lançado apenas em 2021. (Electronic Arts/Reprodução)Sea of Solitude foi anunciado em 2015, mas seus desenvolvedores ficaram alguns anos trabalhando em sua história e ele foi lançado apenas em 2021. (Fonte: Electronic Arts/Reprodução)Fonte:  Electronic Arts 

Sea of Solitude aborda de forma inteligente e original como a solidão afeta os seres humanos. No game, os jogadores precisam ajudar Kay a percorrer um mundo cheio de criaturas desconhecidas e aparentemente perigosas.

No entanto, o intuito aqui não é entrar em combate para avançar de fase, mas sim conhecer a história dos monstros em seu caminho e ajudá-los a cumprir seus desafios. Segundo a Electronic Arts, o principal objetivo do jogo é fazer o personagem enxergar a vida por outros pontos de vista e conseguir guiar o seu barco em direção à luz.

O Sea of Solitude foi lançado para Windows, PlayStation 4 e Xbox One, sendo possível adquiri-lo aqui.

Gostou da matéria? Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de ficar ligado(a) para não perder nenhuma novidade aqui no TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.