SP tem dia sem registro de morte por covid-19 pela 1ª vez na pandemia

1 min de leitura
Imagem de: SP tem dia sem registro de morte por covid-19 pela 1ª vez na pandemia
Imagem: Nelson Antoine/Shutterstock

O governo de São Paulo informou que nenhuma morte por covid-19 foi registrada no estado nesta segunda-feira (08). O fato não acontecia desde março de 2020, quando houve a primeira morte nacional em decorrência da pandemia.

Apesar da boa notícia de nenhuma morte registrada, a própria nota do governo informa que nas segundas-feiras os dados relativos ao acompanhamento da doença ficam abaixo da média semanal. Isso acontece porque os municípios registram os óbitos no sistema oficial Sivep Gripe no domingo. Ou seja, é possível que haja subnotificação e as informações não indiquem com precisão que ninguém morreu de covid-19 desde o último domingo (07). A nota do governo paulista salienta esse ponto, mas alerta que mesmo assim isso não acontecia desde março de 2020.

Foram registrados 359 novos casos nesta segunda-feira (08), totalizando 4.413.241 desde março do ano passado. Em São Paulo, ocorreram 152.527 mortes por causa do coronavírus até o momento. Atualmente, São Paulo tem 3.011 pacientes internados em todo o território, sendo 1.375 em unidades de terapia intensiva (UTI) e 1.636 em enfermaria. O governo também informou que 24,5% dos leitos de UTI estão ocupados no estado. Na Grande São Paulo, o número é um pouco maior, chegando a 31,3%.

Há 2 semanas, o estado atingiu o marco importante de 100% da população adulta vacinada com pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19, o que equivale a 35,3 milhões de pessoas. São Paulo foi a primeira das unidades federativas do país a iniciar a vacinação, em 17 de janeiro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.