Considerando ser 29 de setembro de 2021 o dia mais importante da história da Rolls-Royce Motor Cars, o CEO da empresa, Torsten Müller-Ötvös, anunciou os testes de rodagem nas ruas do primeiro modelo totalmente elétrico da marca. Chamado de Spectre, o novo veículo, que não é um protótipo, mas já o carro real, rodará mais de 2,5 milhões de quilômetros, o equivalente a 400 anos de uso.
Antes de fazer a sua também histórica viagem a Manchester, no dia 4 de maio de 1904, para se encontrar com seu sócio Frederick Henry Royce, o cofundador da empresa, Charles Stewart Rolls, fez uma profecia: “o automóvel elétrico é esplendidamente silencioso e limpo. Não há nenhum odor ou vibração e será muito pertinente quando estações de recarga forem uma realidade”. Ele havia acabado de conhecer um protótipo de elétrico chamado Columbia.
Nossos vídeos em destaque
Os atuais veículos fabricados pela Rolls-Royce, hoje uma subsidiária do grupo alemão BMW, vêm equipados exclusivamente com os motores V12 a gasolina, ou seja, o fabricante não oferece nenhum modelo híbrido ou plug-in. Isso significa que "momento seminal para a marca" anunciado no comunicado à imprensa por Müller-Ötvös faz todo o sentido, uma vez que a fabricante fará a transição diretamente para a eletrificação.
Charles Rolls no Columbia em 1900 (Fonte: BMW Group/Divulgação)
A experiência elétrica do Rolls-Royce
A primeira experiência da Rolls-Royce com carros elétricos ocorreu em 2011, com uma versão baseada no Phantom, o chamado 102EX, modelo que chegava a 160 km/h com uma bateria de 71 kWh. Em 2016, a empresa revelou o conceito 103EX Vision Next 100 que, com uma aparência radical, parecia apontar, como o nome sugere, para a próxima visão do design da fabricante. A carroceria do modelo é muito semelhante ao atual veículo adesivado.
Segundo o CEO da Rolls-Royce, o Spectre irá se beneficiar desta "Arquitetura de Luxo" do Phantom, feita em alumínio e com a marca registrada da empresa. Assim, quando o veículo elétrico chegar às mãos de seus consumidores, em 2023, levará com ele "uma estrutura escalável e flexível" dos carros do futuro aliada à "extraordinária experiência de um Rolls-Royce na estrada.”
Com o lançamento do Spectre, foi também anunciado outro marco para a Rolls-Royce: a eletrificação de todo o seu portfólio de produtos até 2030.
)
)
)
)
)
)
)