Rolls-Royce anuncia o Spectre, seu 1º carro totalmente elétrico

1 min de leitura
Imagem de: Rolls-Royce anuncia o Spectre, seu 1º carro totalmente elétrico
Imagem: BMW Group

Considerando ser 29 de setembro de 2021 o dia mais importante da história da Rolls-Royce Motor Cars, o CEO da empresa, Torsten Müller-Ötvös, anunciou os testes de rodagem nas ruas do primeiro modelo totalmente elétrico da marca. Chamado de Spectre, o novo veículo, que não é um protótipo, mas já o carro real, rodará mais de 2,5 milhões de quilômetros, o equivalente a 400 anos de uso.

Antes de fazer a sua também histórica viagem a Manchester, no dia 4 de maio de 1904, para se encontrar com seu sócio Frederick Henry Royce, o cofundador da empresa, Charles Stewart Rolls, fez uma profecia: “o automóvel elétrico é esplendidamente silencioso e limpo. Não há nenhum odor ou vibração e será muito pertinente quando estações de recarga forem uma realidade”. Ele havia acabado de conhecer um protótipo de elétrico chamado Columbia.

Os atuais veículos fabricados pela Rolls-Royce, hoje uma subsidiária do grupo alemão BMW, vêm equipados exclusivamente com os motores V12 a gasolina, ou seja, o fabricante não oferece nenhum modelo híbrido ou plug-in. Isso significa que "momento seminal para a marca" anunciado no comunicado à imprensa por Müller-Ötvös faz todo o sentido, uma vez que a fabricante fará a transição diretamente para a eletrificação.

Charles Rolls no Columbia em 1900 (Fonte: BMW Group/Divulgação)Charles Rolls no Columbia em 1900 (Fonte: BMW Group/Divulgação)Fonte:  BMW Group 

A experiência elétrica do Rolls-Royce

A primeira experiência da Rolls-Royce com carros elétricos ocorreu em 2011, com uma versão baseada no Phantom, o chamado 102EX, modelo que chegava a 160 km/h com uma bateria de 71 kWh. Em 2016, a empresa revelou o conceito 103EX Vision Next 100 que, com uma aparência radical, parecia apontar, como o nome sugere, para a próxima visão do design da fabricante. A carroceria do modelo é muito semelhante ao atual veículo adesivado.

Segundo o CEO da Rolls-Royce, o Spectre irá se beneficiar desta "Arquitetura de Luxo" do Phantom, feita em alumínio e com a marca registrada da empresa. Assim, quando o veículo elétrico chegar às mãos de seus consumidores, em 2023, levará com ele "uma estrutura escalável e flexível" dos carros do futuro aliada à "extraordinária experiência de um Rolls-Royce na estrada.”

Com o lançamento do Spectre, foi também anunciado outro marco para a Rolls-Royce: a eletrificação de todo o seu portfólio de produtos até 2030.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.