Inspiration4: Hayley Arceneaux será primeira pessoa com prótese no espaço

2 min de leitura
Imagem de: Inspiration4: Hayley Arceneaux será primeira pessoa com prótese no espaço
Imagem: Inspiration4/John Kraushttps

Hoje, às 21h02 (horário de Brasília), Hayley Arceneaux irá ao espaço, a bordo da missão civil Inspiration4. Para quem não a conhece, Arceneaux é uma enfermeira do St. Jude Children’s Research Hospital, na cidade de Memphis, nos EUA, que se transformou em um ícone nacional após sobreviver a um câncer ósseo quando criança e ter decidido se tornar astronauta.

A missão Inpiration4 representa o primeiro voo da empresa SpaceX fora da Terra com uma tripulação composta de civis, que farão uma viagem orbital de três dias. Além de ser a primeira missão totalmente civil a ir ao espaço, outros recordes serão batidos como pessoa americana mais jovem a ir ao espaço e a primeira a ir com uma prótese, ambos conquistados pela própria Arceneaux.

Ela voará em companhia do bilionário de tecnologia Jared Isaacman, que também é piloto e bancou a viagem por um preço não revelado. Completam a missão, a artista espacial, geocientista e comunicadora científica Sian Proctor; e Chris Sembroski, engenheiro de dados veterano da Força Aérea dos EUA. Um dos objetivos da missão é arrecadar US$ 200 milhões em fundos para o St. Jude, um hospital de caridade para crianças com câncer.

Fonte: John Kraus/Inspiration4/DivulgaçãoChistopher Sembroski (esq.), Sian Proctor, Jared Isaacman e Hayley Arceneaux, membros da Inspiration4 (créditos: John Kraus/Inspiration4/Divulgação)Fonte:  John Kraus/Inspiration4 

Quem é Hayley Arceneaux?

A série documental Inspiration4: Viagem Estelar, da Netflix, permite acompanhar “quase em tempo real” toda a saga da missão e dos astronautas. Dois episódios exibidos a partir de 6 de setembro apresentaram os quatro tripulantes, enquanto outros dois, liberados em 13 de setembro, mostraram os longos preparativos e treinamentos para o voo.

No episódio sobre Hayley Arceneaux, ela conta que havia visitado a NASA com a família, pois sonhava ser astronauta, quando recebeu diagnóstico de um câncer ósseo, após reclamar de uma dor insistente em sua perna. Os sonhos de ir ao espaço quase caíram por terra, quando ela teve que colocar uma haste de metal na perna.

No entanto, com o passar do tempo, a haste não atrapalhou o trabalho de Arceneaux com crianças que lutam contra o câncer, como ela mesma fez no passado.  A prótese também não impediu que a hoje médica assistente treinasse em centrífuga, sobrevivência na água, voos de caça (com direito a forças-g radicais) e uma caminhada até o monte Rainier, um vulcão em forma de cone que é a montanha mais alta do estado de Washington.

Quem quiser acompanhar o lançamento do Inspiration4 em tempo real, basta acessar o canal da NASA no YouTube, neste link.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.