Ciência

Coronavírus: app do governo que comprova vacinação apresenta falhas

Nesta semana, usuários não conseguiram emitir o certificado de vacinação contra a covid-19, exigido como prova de imunização em algumas cidades

Avatar do(a) autor(a): Everton Lopes Batista

01/09/2021, às 07:42

Coronavírus: app do governo que comprova vacinação apresenta falhas

Fonte:

Imagem de Coronavírus: app do governo que comprova vacinação apresenta falhas no tecmundo

O aplicativo do Ministério da Saúde ConecteSUS, que traz uma carteira de imunizações e permite a emissão do certificado de vacinação contra o coronavírus, está com falhas nesta semana. Usuários têm relatado dificuldades para emitir o documento e falhas nos registros das doses aplicadas.

O TecMundo fez um teste na manhã desta quarta-feira (1°) em um telefone que usa o sistema Android, e constatou que não é possível emitir o certificado digital. Usuários de iOS, porém, conseguem emitir o documento.

Certificado vacinaçãoTela mostra falha para obter o certificado de vacinação em um telefone com sistema Android (créditos: TecMundo)

Pelo navegador do computador, o site conectesus.saude.gov.br permite gerar uma carteira de vacinação em PDF, que também pode ser usada como prova de imunização. 

O certificado de vacinação será uma das formas de comprovar a imunização contra a covid-19 nas cidades que exigem vacinação para frequentar determinados eventos.

A partir desta quarta, o estado de São Paulo passa a exigir a prova da imunização para participação em eventos como congressos e jogos de futebol com público de mais de 500 pessoas. O documento gerado pelo ConecteSUS pode ser usado nesses casos.

Outras capitais como Rio de Janeiro e Florianópolis já anunciaram medida semelhante.

No início da semana, o ministério admitiu a falha no sistema para emitir o certificado desde a semana passada, mas disse que o problema já estava resolvido, segundo o portal G1.

O Ministério da Saúde não havia se manifestado sobre a persistência das falhas até a publicação deste texto.


Jornalista, é editor de Ciência no TecMundo desde 2021.


Fontes