Foguete indiano falha em lançamento e perde satélite

1 min de leitura
Imagem de: Foguete indiano falha em lançamento e perde satélite
Imagem: ISRO/Reprodução

O foguete indiano GSLV Mk II, que carregava o satélite EOS-3, sofreu uma falha técnica e não conseguiu entrar em órbita na terra. O caso ocorreu na quarta-feira (11), no Centro Espacial de Satish Dhawan, na costa leste da Índia. Segundo a Organização de Pesquisa Espacial Indiana (Indian Space Research Organisation - ISRO), a carga e o foguete foram perdidos.

A falha ocorreu pouco mais de 5 minutos após o lançamento, no terceiro e último estágio do processo. “O desempenho do primeiro e do segundo estágios foi normal. No entanto, a ignição do Estágio Superior Criogênico não aconteceu devido a um problema técnico. A missão não pode ser realizada como planejado”, disse a ISRO.

O foguete indiano GSLV Mk II. (Fonte: Space/ISRO/Reprodução)O foguete indiano GSLV Mk II. (Fonte: ISRO/Reprodução)Fonte:  Space.com 

O satélite tinha como objetivo o monitoramento rápido de desastres naturais, como ciclones e tempestades, e entraria em órbita geoestacionária, a cerca de 36 mil km acima da linha do Equador. Não foi divulgado o que aconteceu com o foguete e a carga, mas Jonathan McDowell, astrônomo que trabalha nos Estados Unidos, disse que ambos provavelmente caíram a oeste da Tailândia, no Mar de Andaman.

Atrasos

A Organização Espacial da Índia teve uma série de atrasos devido às severas consequências da pandemia de covid-19 no país. No ano passado, somente dois lançamentos orbitais foram realizados na Índia.

Esta foi a segunda tentativa em 2021, sendo a primeira em fevereiro deste ano que, de forma bem-sucedida, lançou o primeiro satélite feito totalmente no Brasil: o Amazônia 1. O equipamento brasileiro tem como objetivo fornecer dados de sensoriamento para acompanhar o desmatamento no país.

Com a alta do turismo espacial, a Índia está trabalhando para lançar sua primeira missão tripulada, prevista para acontecer em 2023.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.