Satélite brasileiro Amazônia 1 é lançado com sucesso na Índia

1 min de leitura
Imagem de: Satélite brasileiro Amazônia 1 é lançado com sucesso na Índia
Imagem: AEB
Avatar do autor

Depois de 13 anos de desenvolvimento, o Amazônia 1, primeiro satélite de observação e monitoramento da Terra feito totalmente no Brasil, foi lançado na madrugada deste domingo (28). O satélite faz parte da Missão Amazônia, criada para fornecer dados de sensoriamento para acompanhar o desmatamento.

O lançamento aconteceu às 1h54, no Centro de Lançamento Sriharikota, na Índia, durante missão espacial da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (Indian Space Research Organisation - ISRO). Após 17 minutos da subida, o satélite atingiu o local esperado a 752 quilômetros de altitude da superfície terrestre.

Pesando 640 kg, o satélite foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em parceria com o Agência Espacial Brasileira. O Amazônia 1 tem vida útil prevista de quatro anos e vai capturar imagens em alta resolução do nosso planeta a cada quatro dias. A missão prevê ainda o lançamento do Amazônia 1b e do Amazônia 2.

Agora, o satélite está em órbita com seus painéis solares abertos e funcionando conforme eseprado. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, acompanhou o lançamento do centro de controle da missão na Índia e comemorou o sucesso.

A missão Amazônia também vai ajudar a validar o uso da Plataforma Multimissão como base  para outros tipos de satélites. De acordo com o Inpe, a plataforma é "um conceito moderno de arquitetura de satélites, que tem o propósito de reunir em uma única plataforma todos os equipamentos que desempenham funções necessárias à sobrevivência de um satélite, independentemente do tipo de órbita".

Indian Space Research Organisation... - Veja mais em https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2021/02/28/satelite-brasileiro-amazonia-1-e-lancado-na-india.htm?cmpid=copiaecola
agência espacial indiana Indian Space Research Organisation (ISRO).... - Veja mais em https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2021/02/28/satelite-brasileiro-amazonia-1-e-lancado-na-india.htm?cmpid=copiaecola
Satélite brasileiro Amazônia 1 é lançado com sucesso na Índia