Vacinação contra covid-19: veja tamanho da fila e locais para tomar 2ª dose

1 min de leitura
Imagem de: Vacinação contra covid-19: veja tamanho da fila e locais para tomar 2ª dose
Imagem: Nelson Antoine/Shutterstock

Apesar do ritmo ainda longe do ideal, o Brasil tem avançado na imunização dos seus habitantes e está mantendo uma média de mais de 1 milhão de pessoas vacinadas contra a covid-19 por dia. De acordo com o consórcio de veículos de imprensa, cerca de 40,2 milhões de pessoas já tomaram a 2ª dose (ou vacina de dose única), o que representa apenas 19% da população.

No caso de São Paulo, maior cidade do país, 21,8% da população já está totalmente imunizada, de acordo com dados do consórcio. Para diminuir transtornos e evitar problemas, a cidade chegou sancionar uma lei contra os "sommelier de vacina".

Para facilitar a busca pelos imunizantes, a prefeitura de SP lançou uma plataforma com informações:  o “De Olho na Fila” auxilia os paulistas a verificarem a localização dos drive-thru, megapostos e postos de vacinação em todas as regiões do município.

Vacinação

O site informa cada bairro onde os imunizantes estão sendo aplicados e ainda mostra o endereço e o telefone de cada unidade. Além disso, o site aponta a disponibilidade e aplicação da 2ª dose no local, informando o nome da vacina, já que é essencial tomar a mesma que foi aplicada na 1ª dose.

Vacina

A página indica ainda o tamanho da fila em cada local. As situações são “Sem Fila”, “Fila Pequena”, “Fila Média” e “Fila Grande”. As atualizações não são feitas em tempo real, então vale a pena ficar de olho no horário que a informação foi publicada.

Vacina

Outras capitais espalhadas pelo país como Salvador, Curitiba, Maceió, Manaus e São Luís possuem iniciativas parecidas. Para acessar o “filômetro” clique nos nomes de cada cidade.

Outras ferramentas

Além das plataformas desenvolvidas pelos próprios municípios, desde abril o Google Maps indica a localização de postos de vacinação. Basta acessar o site ou o app e digitar termos como “vacina covid 19 (nome da sua cidade)”. Veja, abaixo, um exemplo dos locais aparecendo.

Google Maps

Para quem possui aparelhos da Apple, também é possível utilizar o app Mapas para encontrar onde é possível se imunizar contra a covid-19. Assim como no software anterior, basta digitar algo como “vacina covid (nome da sua cidade)” para achar os postos de vacinação.

iPhone

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.