NASA libera Starliner da Boeing para novo voo em 30 de julho

1 min de leitura
Imagem de: NASA libera Starliner da Boeing para novo voo em 30 de julho
Imagem: NASA/Reprodução

A NASA autorizou a nave espacial Starliner da Boeing para realizar um novo voo teste sem tripulação em direção à Estação Espacial Internacional (ISS) no próximo dia 30 de julho a partir da Estação de Cabo Canaveral, na Florida. Se por algum motivo o lançamento não acontecer, uma nova tentativa será realizada a partir do dia 3 de agosto.

O objetivo do voo é realizar um teste de ponta a ponta das capacidades do Starliner, antes de enviar uma missão tripulada na cápsula espacial. A NASA quer saber se a nave consegue lidar com todos os aspectos de uma viagem para a ISS, incluindo o lançamento, o atracamento, bem como a reentrada atmosférica.

A Starliner transportará mais de 180 kg de carga da NASA e suprimentos para a tripulação para a estação espacial. No retorno à Terra, vai trazer mais de 250 kg de carga, incluindo tanques reutilizáveis do Nitrogen Oxygen Recharge System (NORS) que fornecem ar respirável aos membros da tripulação da estação.

Primeira tentativa frustrada

Técnicos preparam Starliner para voo teste. (Fonte: NASA/Reprodução)Técnicos preparam Starliner para voo teste. (Fonte: NASA/Reprodução)Fonte:  NASA/Reprodução 

Em dezembro de 2019, no primeiro voo teste realizado, a cápsula não conseguiu atingir a órbita correta por problemas no sistema de automação. A NASA conduziu importantes revisões do programa Starliner e identificou um total de 80 ações corretivas que a Boeing precisava tomar antes que a cápsula pudesse retornar voar.

A Starliner está com um cronograma atrasado em vários meses, o que atrapalha o programa espacial da NASA. Atualmente, a agência espacial conta apenas com a Crew Dragon da SpaceX para levar astronautas para Estação Internacional.

Como será o segundo voo teste

A partida da Starliner está agendada para sexta (30), às 13h53 no horário de Brasília. Cerca de 31 minutos depois, a espaçonave deve alcançar a sua órbita preliminar. No mesmo dia, às 17h, a equipe da NASA concederá uma entrevista coletiva para avaliar o lançamento.

Se tudo correr conforme o planejado, a cápsula vai atracar na Estação Espacial Internacional às 14h06 de sábado, cerca de 24 horas após o lançamento. O retorno à Terra está programado para o dia 5 de agosto com um pouso assistido por paraquedas no Porto Espacial White Sands, no Novo México.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.