Equipamento para gravar 1º filme no espaço chega à ISS em segurança

1 min de leitura
Imagem de: Equipamento para gravar 1º filme no espaço chega à ISS em segurança
Imagem: Russian Space Web

A nave de carga Progress MS-17, da Rússia, chegou com segurança à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla original em inglês). Esse é um passo crucial para que o país consiga vencer os Estados Unidos em uma competição acirrada para saber qual será a primeira nação a gravar cenas de um filme no espaço.

O equipamento de gravação levado pela Progress MS-17 pesa 13,75 kg e não foi detalhado. O lançamento aconteceu na base de Baikonur, no território do Cazaquistão, na última quarta-feira (30). A acoplagem à estação espacial aconteceu na última sexta-feira (2). As cargas envolvem ainda suprimentos para os cientistas lá presentes, combustível, oxigênio e ferramentas para manutenção geral do local.

Por enquanto chamado apenas de "Challenge", o filme com apoio da agência espacial russa, a Roscosmos, terá como protagonista a atriz Yulia Peresild. Tanto ela quanto o diretor, Klim Shipenko, devem fazer parte da tripulação da nave Soyuz MS-19. Com previsão de lançamento para outubro, a missão deve levar um cosmonauta e os artistas para a ISS.

Pelo lado norte-americano, o ator Tom Cruise já demonstrou interesse em ser o primeiro a estrelar um longa-metragem filmado no espaço, também com previsão similar para decolar em outubro de 2021.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.