Ingenuity realiza 10º voo em Marte e quebra mais recordes

1 min de leitura
Imagem de: Ingenuity realiza 10º voo em Marte e quebra mais recordes
Imagem: NASA/Divulgação

O helicóptero Ingenuity realizou com sucesso o seu 10º voo em Marte, ocorrido no sábado (24), considerado o mais desafiador da missão até agora. Foram quase 3 minutos no ar, de acordo com a NASA, sobrevoando um local conhecido como "Raised Ridges", na cratera de Jezero.

Voando a 12 metros de altura, um novo recorde, a aeronave ultrapassou a marca de 1,6 km de distância percorridos desde a sua histórica estreia nos ares do Planeta Vermelho, em abril. Ela passou por dez pontos diferentes na região, permitindo à equipe conhecer melhor a formação rochosa nas proximidades da área de pouso.

Durante seu voo mais longo até o momento, o Ingenuity também registrou uma série de fotos do local, que darão aos especialistas da missão a oportunidade de realizar um mapeamento da área. Futuramente, a agência espacial americana deve enviar o rover Perseverance até lá para dar uma olhada de perto nas rochas.

Área explorada no 10º voo do Ingenuity em Marte.Área explorada no 10º voo do Ingenuity em Marte.Fonte:  NASA/Divulgação 

A área visitada pelo helicóptero em sua aventura mais recente é considerada "intrigante" pelos cientistas, que agora vão estudar as fotos feitas pela câmera da nave e os dados da telemetria. Enquanto isso, o equipamento está estacionado em seu sétimo local de pouso em Marte, aguardando novas instruções para decolar.

Atualizações trouxeram melhorias

Depois de voar pela 10ª vez no Planeta Vermelho, o Ingenuity entrou em ação o dobro de vezes do que planejou inicialmente a NASA. A missão da aeronave foi estendida após a equipe verificar que ela estava em boas condições e poderia ser utilizada para outros desafios.

Para dar uma nova vida ao helicóptero, foram feitas duas atualizações no software de voo. Enquanto a primeira melhorou a capacidade dele de se movimentar pelo ar, a segunda ajudou a capturar imagens em cores — pelo menos 43 fotos coloridas com resolução de 13 MP já foram registradas, além de mais de 800 em preto e branco.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.