Blue Origin completa primeiro voo tripulado com Jeff Bezos

1 min de leitura
Imagem de: Blue Origin completa primeiro voo tripulado com Jeff Bezos

A Blue Origin completou seu primeiro voo suborbital com tripulantes na manhã desta terça-feira, 20 de julho, data que também marca o aniversário da chegada da humanidade na Lua. A viagem ocorreu na nave New Shepard e um dos integrantes da viagem foi Jeff Bezos, o fundador da Amazon e da companhia de foguetes.

O voo também contou com Mark Bezos, irmão de Jeff, a aviadora Wally Funk e Oliver Daemen, que chegou de última hora. Com 18 anos, o último passageiro é a pessoa mais jovem a ir ao espaço, além de ser o primeiro cliente pagante da Blue Origin.

A viagem completa na New Shepard durou cerca de 10 minutos e não enfrentou problemas — o clima no Texas não atrapalhou o lançamento e a nave funcionou como deveria. Chegando ao espaço, os tripulantes puderam soltar o cinto de segurança e flutuar por alguns momentos.

 Blue OriginFoguete da Blue Origin leva Jeff Bezos ao espaço

Como definido pela Blue Origin anteriormente, o voo realizado por Bezos e sua equipe foi mais alto que a viagem feita pela Virgin Galactic, que ocorreu no dia 12 de julho. Enquanto a nave de Richard Branson chegou a cerca de 80 Km, a New Shepard alcançou mais de 100 km, atravessando a fronteira do espaço, chamada linha de Kárman.

Blue OriginPassageiros retornaram em segurança.

O retorno da equipe também não teve falhas e toda a tripulação chegou em terra firme sem problemas após a breve viagem espacial. Os sistemas de pouso da cápsula da New Shepard funcionaram como planejado e nenhum acidente ocorreu durante a descida. O propulsor também conseguiu voltar do espaço e não explodiu.

Durante o "pré-show", a Blue Origin também disse estar preparada para eventuais problemas e que a nave conta com sistemas de segurança para garantir a vida dos astronautas em caso de acidente. Você pode conferir o voo completo da Blue Origin e a cobertura do lançamento no vídeo acima.

Além de garantir o funcionamento da New Shepard para viagens com passageiros, o sucesso no voo com Jeff Bezos serve como vitrine para o serviço de turismo espacial da Blue Origin, mercado que está em amplo crescimento atualmente. A empresa está vendendo passagens para viagens espaciais e disse que os interessados devem entrar em contato com a companhia. 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.