NASA descobre possível causa da falha no telescópio Hubble

1 min de leitura
Imagem de: NASA descobre possível causa da falha no telescópio Hubble
Imagem: NASA/Divulgação

A NASA finalmente descobriu o o que causou a falha no computador de carga útil que deixou o telescópio espacial Hubble fora de operação em 13 de junho. Em nota divulgada nessa quarta-feira (14), a agência revelou que o problema pode estar na Unidade de Controle de Energia (PCU).

Localizada na unidade de Comando de Instrumento Científico e Manuseio de Dados da nave, a PCU é responsável pelo fornecimento constante de energia. Ela contém um regulador de voltagem que disponibiliza cinco volts de eletricidade para o computador de carga útil e a sua memória.

Em caso de falha na peça, com a tensão ficando acima ou abaixo dos níveis permitidos, um circuito de proteção secundário entra em ação, fazendo o dispositivo interromper seu funcionamento. Analisando a situação, a agência espacial americana acredita em duas hipóteses.

Astronautas fizeram manutenção no Hubble em 2009.Astronautas fizeram manutenção no Hubble em 2009.Fonte:  NASA/Divulgação 

Ou o nível da voltagem do regulador está fora dos padrões aceitáveis, desativando o equipamento por segurança, ou o circuito secundário se degradou com o tempo. Neste último caso, o sistema também faria com que o computador ficasse "preso" neste estado de inibição, segundo a NASA.

Corrigindo o problema

Reiniciar a PCU era uma das formas de solucionar a falha no Hubble, mas os controladores da missão não conseguiram efetuar o procedimento via comandos em solo. Dessa forma, eles decidiram alternar para o hardware de backup do telescópio, que também possui uma unidade de energia reserva.

A troca deve começar nesta quinta-feira (15) e, se bem-sucedida, a previsão é de que o sistema volte a funcionar corretamente em alguns dias, retomando as operações científicas normais. O processo é semelhante ao ocorrido em 2008, quando outro componente do computador de carga útil falhou.

Em órbita desde 1990, o telescópio Hubble já realizou mais de 1,5 milhão de observações do universo, contribuindo para algumas das principais descobertas científicas das últimas décadas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.