Astronautas chineses completam caminhada espacial em estação

1 min de leitura
Imagem de: Astronautas chineses completam caminhada espacial em estação

Uma equipe de astronautas da China completou no último domingo (4) a primeira caminhada espacial da história do país realizada em dupla, com a equipe conectada e realizando um serviço conjunto.

O trabalho foi realizado na parte exterior da Tiangong, a estação espacial chinesa, pelos astronautas Boming Liu e Hongbo Tang. Um terceiro tripulante, Haisheng Nie, supervisionou a missão da parte de dentro. A equipe foi lançada ao espaço em junho e deve retornar à Terra antes do final do ano.

O objetivo da caminhada espacial foi uma manutenção no braço robótico do módulo, instalando componentes que podem ajudar em missões futuras. Uma segunda saída está programada para acontecer nas próximas semanas.

A primeira caminhada espacial da história da China foi em 2009, quando o astronauta Zhigang Zhai realizou tarefas do lado de fora de uma nave.

A China pretende transformar o módulo já no espaço em uma estação espacial própria para realização de pesquisas. O lançamento da atual estrutura aconteceu em abril de 2021 e novos complexos devem ser acoplados no futuro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.