SpaceX leva 88 satélites para órbita em missão compartilhada

1 min de leitura
Imagem de: SpaceX leva 88 satélites para órbita em missão compartilhada
Imagem: SpaceX/Divulgação

O Falcon 9, foguete da companhia aeroespacial SpaceX, foi encarregado de levar 88 satélites para a órbita da Terra. O evento de lançamento ocorreu nesta quarta-feira (31) com decolagem da Estação da Força Espacial do Cabo Canaveral, na Flórida.

Essa foi a segunda missão compartilhada realizada pela empresa este ano. Além de satélites da Starlink, foram colocados em órbita dispositivos de clientes governamentais e comerciais — incluindo a NASA e a companhia finlandesa de microssatélites ICEYE.

A SpaceX é conhecida por realizar missões compartilhadas que levam carga e, recentemente, astronautas para órbita em foguetes Falcon 9. Neste ano, a companhia iniciou o transporte de pequenos satélites de diferentes clientes.

O lançamento de smallsats (satélites pequenos), como são chamados em inglês, tem registrado crescimento nos últimos anos. Com diferentes utilidades, os objetos variam de tamanho, podendo ser menores que um smartphone ou tão grandes quanto uma geladeira caseira.

Contudo, o número de dispositivos em órbita está aumentando em uma velocidade considerável. Além de causar "congestionamentos" e atingir estações espaciais, astrônomos atestam que eles atrapalham a visibilidade em observatórios na Terra.

A missão da SpaceX também foi usada para testes de pousos dos foguetes.A missão da SpaceX também foi usada para testes de pousos dos foguetes.Fonte:  SpaceX/Divulgação 

Teste de pouso de foguetes reutilizáveis

A missão do Falcon 9 também serviu de teste para pousos da SpaceX. Após a decolagem, o foguete de primeiro estágio — a grande parte inferior que abriga os motores para o impulso inicial — pousou verticalmente em uma base no solo.

Isso permite que as peças sejam restauradas e usadas em futuras missões. Por exemplo, o impulsionador que atuou no evento desta quarta-feira já esteve presente em sete outros lançamentos.

A estratégia de reaproveitamento da SpaceX gera grande economia de custos para a empresa aeroespacial. Tal como, a companhia chefiada por Elon Musk considera essa a chave para tornar os voos espaciais mais baratos.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.