Foguete Falcon 9, da SpaceX, lança Missão GPS-III com sucesso

1 min de leitura
Imagem de: Foguete Falcon 9, da SpaceX, lança Missão GPS-III com sucesso
Imagem: Julia Bergeron/NSF-L2

[ORIGINAL]: A SpaceX realiza, nesta quinta-feira (17), mais um lançamento do Falcon 9 na Missão GPS-III-SV-05. O objetivo é levar ao espaço mais um satélite do sistema de posicionamento global da Força Espacial dos Estados Unidos.

A decolagem será realizada diretamente do Complexo de Lançamento Espacial 40 de Cabo Canaveral, no estado da Flórida. A janela de lançamento de 15 minutos do foguete, que retornará para a Terra em um pouso no Oceano Atlântico, estará aberta a partir das 13h09 (horário de Brasília).

De acordo com a empresa, caso não seja possível realizar a missão hoje, a chamada "janela de lançamento backup" está marcada para amanhã (18), a partir das 13h05.

Como acompanhar o novo lançamento do Falcon 9

Como de costume, a companhia espacial do bilionário Elon Musk realizará uma transmissão ao vivo do lançamento do Falcon 9 na Missão GPS-III-SV05. O canal da SpaceX no YouTube já está com uma contagem rolando para o início do evento. Veja a transmissão no vídeo abaixo.

Segundo a NASA, este será o 19º lançamento do Falcon 9 neste ano. A Agência Espacial dos Estados Unidos lembra que a GPS-III-SV05 é a 4ª missão geral da empresa para o programa GPS.

“O Space Launch Delta 45 prevê uma chance de 70% de condições climáticas aceitáveis para o lançamento em 17 de junho, assim como para a oportunidade de backup 24 horas depois”, diz uma publicação da Nasa sobre o projeto.

[ATUALIZADO]: O lançamento aconteceu por volta das 13h10 e foi considerado um sucesso. A Space repubublicou vários registros da missão, incluindo o retorno do foguete na plataforma no Oceano Atlântico. Confira, abaixo, os registros.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.