Rover chinês Zhurong ganha vídeo com áudio de sua chegada a Marte

1 min de leitura
Imagem de: Rover chinês Zhurong ganha vídeo com áudio de sua chegada a Marte

A Administração Espacial Nacional da China divulgou neste domingo (27) um vídeo revelando a chegada do rover Zhurong na superfície de Marte. No vídeo, é possível ouvir aos sons causados pelo atrito das rodas do rover com a plataforma de pouso e com o solo do planeta. Zhurong faz parte do projeto Tianwen-1, a primeira missão interplanetária independente do país.

As aventuras de Zhurong

Após ser lançado de um orbitador da missão Tianwen-1, o valente rover começou a explorar a bacia de impacto Utopia Plain, o mesmo lugar de pouso do Viking-2 da NASA em 1976. O objetivo deste rapazinho é trazer informações sobre a geologia, topografia, clima e potenciais depósitos de água do planeta vermelho.

O rover pousou no dia 14 maio deste ano e percorreu 236 metros da superfície marciana. Segundo a Administração Espacial Nacional da China, sua missão será de no mínimo três meses.  Mas, pode permanecer no planeta por muito mais tempo, como a sonda Oportunity da NASA que trabalhou por 15 anos.

"Com os dados divulgados desta vez, incluindo os áudios de quando o rover saiu da plataforma de pouso, nós podemos conduzir uma análise profunda sobre as condições e ambientes marcianos como, por exemplo, a densidade da atmosfera", afirmou Liu Jizhong, comandante do programa Tianwen-1, em uma entrevista à mídia chinesa.




Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.