Helicóptero da NASA em Marte recebe prêmio de exploração espacial

1 min de leitura
Imagem de: Helicóptero da NASA em Marte recebe prêmio de exploração espacial
Imagem: NASA/Divulgação
Avatar do autor

A equipe responsável por controlar o helicóptero da NASA, que já realizou sete voos em Marte desde abril, ganhou a edição 2021 do cobiçado prêmio John L. “Jack” Swigert Jr. de Exploração Espacial da Space Foundation. No anúncio feito nessa terça-feira (15), foram destacadas as “conquistas históricas do Ingenuity no Planeta Vermelho”.

O prêmio anual, criado em 2004, reconhece realizações extraordinárias no campo da exploração e descoberta do espaço. O nome é uma homenagem ao legado de exploração espacial do astronauta da NASA John Leonard “Jack” Swigert Jr., piloto do módulo de comando da missão Apollo 13, em 1970.

Segundo o CEO da Space Foundation Tom Zelibor, o Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA elevou o nível em relação às realizações extraordinárias no espaço, ao colocar o pequeno helicóptero para voar em Marte. “O trabalho desta equipe única mudou a história não apenas neste planeta, mas também realizou um feito incomparável”, elogiou Zelibor.

O cobiçado prêmio reconhece feitos extraordinários na exploração do espaço.O cobiçado prêmio reconhece feitos extraordinários na exploração do espaço.Fonte:  Space Foundation/Divulgação 

A cerimônia de entrega do prêmio John L. “Jack” Swigert Jr. de Exploração Espacial 2021 será realizada no dia 23 de agosto, em Colorado Springs (Estados Unidos), durante o 36º Simpósio Espacial. O evento, que terá transmissão ao vivo pela internet, contará ainda com palestras e outras atrações.

Desafios em Marte

Integrante da missão Marte 2020, que chegou ao Planeta Vermelho em fevereiro, com o rover Perseverance, o Ingenuity fez a equipe do JPL superar diversos obstáculos para levantar voo, como a atmosfera marciana extremamente fina e a gravidade significativa.

Depois de um primeiro voo cheio de complicações, quando ele subiu a até 3 metros de altura e pairou no ar por 30 segundos, as decolagens seguintes foram mais audaciosas, com ele indo a até 10 metros acima do solo de Marte. Novos planos de voo estão sendo desenvolvidos para levá-lo ainda mais longe, explorando todos os seus recursos.

Helicóptero da NASA em Marte recebe prêmio de exploração espacial