NASA registra imagens do rover chinês Zhurong em Marte

1 min de leitura
Imagem de: NASA registra imagens do rover chinês Zhurong em Marte
Imagem: Xinhua/Reprodução

O rover chinês Zhurong, que pousou na superfície de Marte no último dia 14 de maio, teve imagens registradas por uma sonda da NASA em órbita no Planeta Vermelho. Uma das fotos, divulgada nessa quinta-feira (10), revela uma vista panorâmica do equipamento na região da Utopia Planitia.

Capturada no domingo (06), a fotografia foi feita pela câmera de alta resolução HiRISE, capaz de registrar objetos do tamanho de uma mesa no solo marciano, mesmo a centenas de quilômetros de distância na órbita do planeta. Ela funciona acoplada à sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), lançada em 2005.

A Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, responsável por operar a câmera do MRO, descreveu o que a foto mostra. “São claramente visíveis o que interpretamos como a sonda cercada por um padrão de explosão e o próprio rover um pouco ao sul, depois que ele desceu do módulo de pouso”, informou a equipe.

O módulo de pouso e o rover chinês na Utopia Planitia, em Marte.O módulo de pouso e o rover chinês na Utopia Planitia, em Marte.Fonte:  NASA JPL UArizona/Divulgação 

Na foto do rover chinês em Marte, também é possível ver um terreno “típico de Utopia Planitia, uma região lisa e quase sem rochas”, informaram os especialistas da universidade. Ainda segundo os operadores do equipamento, as curvas brilhantes que aparecem no registro, chamando a atenção, são formas de relevo eólicas.

Tianwen-1

Integrante da missão Tianwen-1, o rover Zhurong vai circular pela região onde pousou para estudar a geologia do local, procurando sinais de gelo e também monitorando o clima. Movido a energia solar, ele conta com câmeras de grande resolução e deve trabalhar durante três meses, pelo menos.

Enquanto isso, o orbitador, que tem o mesmo nome da expedição chinesa a Marte, fica responsável por conduzir outros tipos de pesquisas, principalmente relacionadas à composição do solo do Planeta Vermelho. Neste caso, a missão terá uma duração mínima de 687 dias terrestres, o equivalente a um ano marciano.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.