NASA e Axiom farão a 1ª missão privada à Estação Espacial

1 min de leitura
Imagem de: NASA e Axiom farão a 1ª missão privada à Estação Espacial
Imagem: Pixabay

A NASA e a Axiom Space assinaram nessa segunda-feira (10) um acordo para realizar a primeira missão privada à Estação Espacial Internacional (ISS). O voo tem previsão de decolar até janeiro de 2022, partindo do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (Estados Unidos), levando quatro astronautas.

Denominada “Axiom Mission 1” (Ax-1), a expedição deve durar oito dias, período no qual os tripulantes ficarão hospedados no laboratório orbital, trabalhando em conjunto com os astronautas que estiverem por lá no momento. A empresa, sediada no Texas, pagará pelo suprimento, a entrega de carga, o armazenamento e outros recursos usados na viagem.

Já a NASA, que fechou o acordo por meio do seu Programa de Tripulação Comercial, vai pagar à parceira pelo serviço de trazer para a Terra amostras científicas de experimentos realizados na ISS. Elas devem ser mantidas resfriadas durante o transporte de volta ao planeta.

O voo será feito na nave Crew Dragon da SpaceX.O voo será feito na nave Crew Dragon da SpaceX.Fonte:  Flickr/SpaceX 

Segundo a agência espacial americana, a abertura comercial da ISS ajudará a desenvolver uma economia robusta e competitiva na órbita baixa terrestre. “Estamos entusiasmados em ver mais pessoas tendo acesso ao voo espacial através desta primeira missão privada de astronautas para a Estação Espacial”, comentou a administradora de operações da NASA Kathy Lueders.

Tripulação definida

Os tripulantes da primeira missão privada da NASA e da Axiom rumo à Estação Espacial já foram definidos. Trata-se dos astronautas Michael López-Alegría, Mark Pathy, Larry Connor e Eytan Stibbe. López-Alegría foi escolhido como o comandante da AX-1.

A equipe terá os nomes submetidos à análise pela agência e seus parceiros internacionais, como acontece por padrão, além de passar por testes médicos. Se aprovados nas fases de revisão e qualificação, os tripulantes iniciarão os treinamentos para conhecer os sistemas, procedimentos e ações de emergência.

Contratada pela Axiom como fornecedora de lançamento, a SpaceX disponibilizará a nave Crew Dragon para o transporte dos astronautas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.