'Superlua de Sangue': eclipse lunar acontece dia 26 de maio

1 min de leitura
Imagem de: 'Superlua de Sangue': eclipse lunar acontece dia 26 de maio
Imagem: Unsplash
Avatar do autor

A próxima quarta-feira (26) será agitada para os fãs da astronomia, com dois fenômenos envolvendo o satélite natural da Terra. Nesta data, teremos a maior superlua de 2021, com um eclipse, popularmente chamado “Superlua de Sangue”.

O primeiro evento do dia é o eclipse da superlua, que acontecerá na madrugada de 25 para 26 de maio. Ele poderá ser visto em poucas partes do Brasil, pois se iniciará ao amanhecer no horário de Brasília, tendo uma melhor visibilidade na Austrália, no leste da Ásia e em algumas regiões dos Estados Unidos.

Eventos como este acontecem quando o Sol, a Terra e a Lua cheia se alinham de forma quase perfeita no espaço. O satélite natural desliza gradualmente para a sombra terrestre, até todo o disco lunar mudar a sua cor habitual de cinza prateado para um laranja mais escuro ou vermelho, ganhando o apelido de “Lua de Sangue”.

O eclipse será visto parcialmente em algumas regiões do Brasil.O eclipse será visto parcialmente em algumas regiões do Brasil.Fonte:  Rede Omega Centauri/Reprodução 

O eclipse da Lua cheia de 26 de maio no Brasil vai começar às 05h48, com a entrada da Lua na penumbra. Já o início da totalidade do fenômeno deve acontecer às 08h11 e o seu fim às 08h26, ou seja, a fase total, com todo o disco lunar na sombra terrestre, será de curta duração.

Superlua

No dia 26 de maio, a Lua estará no ponto de sua órbita mais próximo da Terra, chamado perigeu. Quando isso acontece, ela parece cerca de 8% maior do que quando está no apogeu (ponto mais distante), e por isso há a sensação de o astro surgir maior no céu para quem o observa do planeta.

Se no Brasil será quase impossível observar o eclipse, a Lua cheia poderá ser vista em todo o território nacional, nas regiões onde o céu estiver limpo. A Superlua, também chamada “Lua das Flores” nos EUA, estará visível a partir das 18h20, no horizonte a leste.

'Superlua de Sangue': eclipse lunar acontece dia 26 de maio