Ingenuity: helicóptero faz terceiro voo com sucesso em Marte

1 min de leitura
Imagem de: Ingenuity: helicóptero faz terceiro voo com sucesso em Marte
Imagem: NASA

A NASA confirmou, no último domingo (25), que o helicóptero autônomo Ingenuity realizou com sucesso o seu terceiro voo em Marte.

O helicóptero decolou às 5h31 da manhã (horário de Brasília) e ficou a uma altitude de 5 metros, a mesma do voo anterior, só que por mais tempo: 80 segundos, contra 51 segundos da última missão. Já o primeiro voo aconteceu em 19 de abril, sendo o primeiro de uma aeronave em um planeta diferente da Terra.

Desta vez, ele se deslocou por 50 metros no solo do planeta — uma movimentação capturada pela câmera lateral da rover Perseverance, que fica no solo realizando coleta de amostras e captura de materiais em forma de áudio, vídeo e fotografias.

Os pesquisadores do Jet Propulsion Lab da NASA, que cuida da missão atual e foi ao responsável pela criação dos robôs, estão empolgados com os resultados dos voos. O quarto teste será realizado em alguns dias, ainda sem data definida.

Segundo o comunicado da agência, os dados confirmam as "capacidades críticas que vão permitir a adição de uma dimensão aérea em missões futuras à Marte". Ou seja, a Ingenuity é só o primeiro de muitos veículos que ainda vão sobrevoar o Planeta Vermelho.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.