NASA: Osiris-Rex inicia volta à Terra com amostra do asteroide Bennu

1 min de leitura
Imagem de: NASA: Osiris-Rex inicia volta à Terra com amostra do asteroide Bennu
Imagem: NASA/Divulgação

Nesta segunda-feira (10), a NASA iniciou a missão de volta à Terra da espaçonave Osiris-Rex. Trazendo amostras coletadas do asteroide Bennu, ela terá que percorrer mais de 2,2 bilhões de quilômetros até chegar ao nosso planeta. Isso porque o trajeto não será linear e precisará dar duas voltas ao redor do Sol.

A espaçonave é a primeira na história da NASA a visitar um asteroide próximo à Terra, coletar amostras e retornar ao planeta. Essa coleta foi feita em outubro de 2020, marcando um grande destaque na missão. A sonda, em si, foi lançada em 2016, mas só atingiu o asteroide em dezembro de 2018. Agora, a Osiris-Rex deverá retornar à Terra somente em 24 de setembro de 2023.

Espaçonave Osiris-Rex, da NASAOsiris é a sigla de Origins, Spectral Interpretation, Resource Identification, Security, Regolith Explorer. Imagem: NASA/Divulgação

Por volta das 17:23 de hoje, a espaçonave ligou os seus motores principais por sete minutos, o que a agência considera "sua manobra mais significativa desde que chegou ao Bennu". "Esta queima empurrou a espaçonave para longe do asteroide a quase mil quilômetros por hora, colocando-a em um trajeto de dois anos e meio em direção à Terra", diz o comunicado da agência.

Próximos passos da Osiris-Rex

Ao entrar na atmosfera da Terra, a cápsula com os pedaços do asteroide se separará do resto da espaçonave. Ela deverá saltar de paraquedas em uma zona controlada no deserto oeste de Utah, nos Estados Unidos, e será recuperada pelos cientistas.

Apesar da manobra efetiva, a NASA reforça que levar a amostra para a Terra com segurança "é o próximo objetivo crítico da equipe. Isso inclui o planejamento de manobras futuras para manter a espaçonave em curso durante sua jornada".

A equipe da NASA considera, ainda, uma "potencial missão estendida após [a Osirix-Rex] retornar [com a] cápsula de amostra à Terra". Segundo a agência, a viabilidade da missão será investigada, já que há combustível o suficiente.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.