Atmosfera da Terra brilha em foto registrada da Estação Espacial

1 min de leitura
Imagem de: Atmosfera da Terra brilha em foto registrada da Estação Espacial
Imagem: NASA

NASA divulgou uma nova imagem capturada da Estação Espacial Internacional (ISS) que revela o brilho gerado pela atmosfera da Terra. O registro foi feito no último dia 04 de março, quando a ISS estava posicionada sobre o Cazaquistão.

Esse fenômeno é chamado de airglow ou, na tradução para o português, Luminescência Atmosférica. Segundo cientistas, isso ocorre quando moléculas de oxigênio e nitrogênio entram em contato com a luz ultravioleta emitida pelo Sol.

Com isso, surge uma faixa luminosa acobreada que contorna o planeta a uma pequena distância. No registro feito pela NASA  é possível identificar essa faixa com facilidade, além de algumas estrelas ao fundo. Confira a imagem a seguir:

(Fonte: NASA/Divulgação)(Fonte: NASA/Divulgação)Fonte:  NASA 

No momento em que a faixa luminosa foi capturada, a Estação Espacial estava a 241 km de altura. Durante o fenômeno, gases da atmosfera terrestre que estavam presentes na região foram energizados pela radiação solar, o que gerou a faixa luminosa.

A ISS já foi utilizada para registrar outros momentos no espaço semelhantes a esse, como uma espécie de aurora polar. O que achou deste fenômeno? Dê a sua opinião nos comentários!

Leia tambémAsteroide gigantesco passará 'perto' da Terra em abril, diz NASA

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.