Atmosfera da Terra brilha em foto registrada da Estação Espacial

1 min de leitura
Imagem de: Atmosfera da Terra brilha em foto registrada da Estação Espacial
Fonte: NASA
Avatar do autor

NASA divulgou uma nova imagem capturada da Estação Espacial Internacional (ISS) que revela o brilho gerado pela atmosfera da Terra. O registro foi feito no último dia 04 de março, quando a ISS estava posicionada sobre o Cazaquistão.

Esse fenômeno é chamado de airglow ou, na tradução para o português, Luminescência Atmosférica. Segundo cientistas, isso ocorre quando moléculas de oxigênio e nitrogênio entram em contato com a luz ultravioleta emitida pelo Sol.

Com isso, surge uma faixa luminosa acobreada que contorna o planeta a uma pequena distância. No registro feito pela NASA  é possível identificar essa faixa com facilidade, além de algumas estrelas ao fundo. Confira a imagem a seguir:

(Fonte: NASA/Divulgação)(Fonte: NASA/Divulgação)Fonte:  NASA 

No momento em que a faixa luminosa foi capturada, a Estação Espacial estava a 241 km de altura. Durante o fenômeno, gases da atmosfera terrestre que estavam presentes na região foram energizados pela radiação solar, o que gerou a faixa luminosa.

A ISS já foi utilizada para registrar outros momentos no espaço semelhantes a esse, como uma espécie de aurora polar. O que achou deste fenômeno? Dê a sua opinião nos comentários!

Leia tambémAsteroide gigantesco passará 'perto' da Terra em abril, diz NASA

Fontes

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Atmosfera da Terra brilha em foto registrada da Estação Espacial