Perseverance 'posta' selfie ao lado do Ingenuity em Marte; veja

1 min de leitura
Imagem de: Perseverance 'posta' selfie ao lado do Ingenuity em Marte; veja
Imagem: NASA/Divulgação
Avatar do autor

Desde a sua chegada em Marte no dia 18 de fevereiro, o robô Perseverance já enviou mais de 20 mil fotos do planeta vermelho. Nesta quarta-feira (8), a NASA divulgou mais uma 'selfie' tirada pelo rover. Desta vez, o drone Ingenuity, que deve fazer o primeiro voo de teste nos próximos dias, aparece ao lado.

Foram capturadas 62 fotos até chegar ao resultado final. Para ter uma ideia, o Ingenuity está localizado a quatro metros de distância do rover.

As imagens capturadas pelo robô da NASA são feitas com uma Watson (Wide Angle Topographic Sensor for Operations and eNgineering). A câmera fica no braço do Perseverance e foi desenvolvida para tirar fotos em alta resolução de textura das rochas do planeta. O robô também conta com uma lente circular em sua "cabeça", que funciona como um espectrômetro a laser usado para analisar a composição de rochas. Os retângulos prateados no "pescoço" são as lentes Mastcam-Z, que tiram fotos em 3D e gravam vídeos.

Na terça-feira (6), a NASA já havia divulgado uma selfie do robô, mas ele aparece sozinho na imagem.

Arco-íris em Marte?

Além das selfies, o robô fez um registro curioso no último domingo (04). As fotos enviadas para a NASA mostravam uma espécie de arco-íris marciano. No entanto, o especialista do Jet Propulsion Laboratory (JPL), Andrew Good, veio a público explicar que o efeito nada mais era do que um reflexo na lente da câmera.

Fontes

Perseverance 'posta' selfie ao lado do Ingenuity em Marte; veja