NASA: Ingenuity fará 2º voo em Marte nesta quinta-feira (22)

1 min de leitura
Imagem de: NASA: Ingenuity fará 2º voo em Marte nesta quinta-feira (22)
Imagem: NASA/Divulgação
Avatar do autor

Na última segunda-feira (19), o helicóptero Ingenuity fez história ao realizar o primeiro voo motorizado em outro planeta. Agora, o robô da NASA já está pronto para o seu segundo voo no Planeta Vermelho. Ele deve sobrevoar Marte ainda hoje (22) no período da manhã.

Segundo o diretor do projeto, MiMi Aung, a expectativa é que o helicóptero faça um voo mais alto, alcançando pelo menos cinco metros acima da superfície marciana. Em seu primeiro voo, o robô conseguiu realizar uma subida de três metros. Espera-se, agora, que ele se mova para os lados e tire mais imagens aéreas de Marte.

NASADivulgação/NASA

As fotos devem começar a chegar aproximadamente às 9h30 da manhã (10h30, no Brasil). "As imagens do primeiro voo Perseverance capturadas com suas câmeras Navcam e Mastcam-Z foram espetaculares. Esperamos imagens ainda mais fenomenais neste segundo teste", afirma Aung em comunicado.

A equipe de Aung vai programar pelo menos mais três testes nas próximas duas semanas, com cada voo ficando mais complexo. Todas as imagens tiradas pelo Ingenuity serão postadas na página oficial do projeto.

Manobras

Os testes de voo do Ingenuity são operados remotamente pela equipe e programadas com antecedência, devido ao atraso do sinal entre a Terra e Marte. A tarefa não é fácil. Para decolar em uma atmosfera 100 vezes mais fina do que a da Terra, o robô precisa girar as quatro lâminas, ou as "asas", a 2,5 mil rotação por minuto. Para comparação, a velocidade é muito superior ao voo dos drones na Terra, por exemplo.

Fontes

NASA: Ingenuity fará 2º voo em Marte nesta quinta-feira (22)