Rússia pretende construir sua própria estação espacial

1 min de leitura
Imagem de: Rússia pretende construir sua própria estação espacial
Imagem: NASA/Divulgação

A Rússia anunciou nesta terça-feira (20) planos para construir o primeiro módulo de sua estação espacial. A previsão, segundo o comunicado oficial, é que até 2025 a construção esteja finalizada. A decisão foi divulgada após o governo indicar que poderia abandonar a Estação Espacial Internacional (ISS).

"O primeiro módulo básico para a nova estação orbital russa já está em construção", anunciou o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitri Rogozin, no aplicativo Telegram. "O objetivo é que esteja preparado para ser lançado em órbita em 2025", explicou.

Rússia afirma que ISS deixa a desejar

a  NASA/Divulgação 

No domingo (18), o vice-primeiro-ministro, Yuri Borisov, sugeriu que Moscou não mais utilizaria a ISS em 2025. Assim, seria possível concentrar os esforços na construção de uma estação própria. Posteriormente, contudo, a Roscosmos amenizou o discurso, alegando à agência de notícias AFP que a decisão somente será tomada depois de 2024 "com base no estado técnico" da estação.

Entre as declarações, o governo afirmou que a qualidade dos equipamentos da ISS não é satisfatória, uma vez que o local possui módulos já "quase no fim de sua vida". No início de abril, inclusive, o diretor de voo do segmento russo da ISS, Vladimir Soloviev, afirmou que a vida útil do laboratório orbital poderia ser prolongada até 2030, mas que esperava uma "avalanche de falhas" a partir de 2025.

País avança no setor espacial

a  Sputinik News/Reprodução 

Nesta segunda-feira (19), Yuri Borisov chamou atenção para o "envelhecimento" da ISS, indicando que tal fator poderia levar a uma "catástrofe". "Não podemos colocar em perigo as vidas dos cosmonautas", destacou.

Na opinião do vice-primeiro-ministro, a futura estação espacial russa poderia ficar em uma órbita mais elevada que a ISS, servindo de "ponto de transferência intermediário para voos com destino à Lua".

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.