menu
Logo TecMundo
Ciência

NASA transmitirá ao vivo todas as partidas e chegadas à ISS

Todos os movimentos da volta da Expedição 64 na próxima sexta-feira serão transmitidos ao vivo pela NASA TV, bem como as futuras partidas e chegadas à ISS

Avatar do(a) autor(a): Jorge Marin

schedule14/04/2021, às 19:30

NASA transmitirá ao vivo todas as partidas e chegadas à ISSFonte:  NASA 

Imagem de NASA transmitirá ao vivo todos as partidas e chegadas à ISS no tecmundo

A NASA anunciou em seu site na terça-feira (13) que passará a transmitir ao vivo, na NASA TV, no NASA App e em seu site oficial, todas as partidas e chegadas à Espação Espacial Internacional (ISS). A novidade já começa na próxima sexta-feira (16) quando a Expedição 64 retornar à Terra.

Dessa forma, quando a coordenadora de voo Kate Rubins, da NASA, e os dois cosmonautas russos da Roscosmos, Sergey Ryzhikov e Sergey Kud-Sverchkov, fecharem a escotilha da espaçonaves Soyuz MS-17 às 19h10 (horário de Brasília) nesta sexta-feira, poderemos acompanhar tudo ao vivo, como se fosse um “BBB” orbital, até a chegada do trio na Terra no sábado (17), no Cazaquistão, às 3h56 do Brasil.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Ao voltarem para casa, os membros da tripulação estarão encerrando um missão de 185 dias, após completarem 2.960 órbitas terrestres que somadas chegariam a mais de 126 milhões de quilômetros. Foi o segundo voo de Rubins, que agora contabiliza 300 dias no espaço. Foi também o segundo voo espacial de Ryzhikov, que agora tem 358 dias acumulados. O outro cosmonauta, Kud-Sverchkov é noob em órbita.

Fonte: NASA/ReproduçãoFonte: NASA/Reprodução

Mais atrações na NASA TV

Mas amanhã (15) também tem evento: antes de embarcarem na Soyuz, o atual comandante Ryzhikov passará o comando da estação à astronauta da NASA Shannon Walker, em uma cerimônia de troca de comando, que será transmitida ao vivo nas mídias da NASA, a partir das 17h45.  

A partir do desengate da Soyuz, começam a trabalhar na ISS, além de Walker, os astronautas Victor Glover , Michael Hopkins. Mark Vande Hei e  Soichi Noguchi, junto aos cosmonautas Oleg Novitskiy e Pyotr Dubrov.

Depois que os tripulantes da Expedição 64 pousarem na remota cidade de Dzhezkazgan, seguirão rumos separados: Rubins voltará para a sua casa em Houston, nos EUA, enquanto os cosmonautas seguirão para a Base de Treinamento Yuri Gagarin, em Star City na Rússia.