Meteoro explode na atmosfera de Vermont nos Estados Unidos

1 min de leitura
Imagem de: Meteoro explode na atmosfera de Vermont nos Estados Unidos
Imagem: NASA/Reprodução

A entrada de um meteoro acima de Vermont apresentou um efeito similar a uma explosão de quase 200 quilogramas de TNT, o que sugere tamanho aproximado de uma bola de boliche. O evento foi sentido na região estadunidense e ocorreu no último domingo (07), o qual causou um show de luzes e barulhos ao se desintegrar na atmosfera.

Conforme o objeto adentrava na atmosfera, o aumento da pressão causou fraturas em sua estrutura. Logo, uma onda de pressão gerou pequenos abalos na superfície terrestre, os quais foram detectados por instrumentos sísmicos e estações de infrassom (som de baixa frequência em longas distâncias) na área, responsáveis por apontar suas dimensões e caracterizá-lo como um provável fragmento de asteroide.

De acordo com a página Meteor Watch da NASA no Facebook, a passagem da rocha espacial tinha velocidade de 68 mil km/h e apareceu no norte do estado às 17:38 no horário local, pouco antes do pôr do sol. Testemunhas relataram ao canal de notícias WCAX3 um estrondo alto, os quais inclusive sentiram vibrações em seus corpos. Confira o meteoro registrado pelo Aeroporto Internacional de Burlington:

“Tive a sorte de ouvir e ver isso perto do rio Missisquoi [na costa leste do Refúgio Nacional da Vida Selvagem]. Foi extremamente brilhante e absolutamente espetacular!”, comentou o morador Chris Hrotic na postagem da NASA na rede social.

Baseado nesse e em outros tipos de depoimentos, a agência estimou que o incidente surgiu primeiramente sobre a Floresta Estadual de Mount Mansfield, a leste da maior cidade do estado, Burlington. Em seguida, percorreu 53 quilômetros a nordeste, em direção à fronteira canadense, e desapareceu no sul da cidade de Newport.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.