NASA adia 1º voo da Ingenuity por problemas técnicos
Teste de voo foi postergado para no máximo até a próxima quarta-feira (14)

Por Carlos Palmeira
12/04/2021, às 14:38
A NASA comunicou, neste final de semana, o adiamento do 1º voo do helicóptero Ingenuity em Marte. O robô voaria ontem (11), mas por problemas técnicos o teste foi postergado para a próxima quarta-feira (14).
A Agência Espacial Norte-Americana explicou que na sexta-feira (9), durante ensaios de giros em alta rotação dos rotores, o timer acabou expirando mais cedo do que o esperado. Chamado de “watchdog”, esse cronômetro supervisiona a sequência de comandos e alerta sobre problemas potenciais com o drone.
“Isso (o problema) ocorreu quando ele (Ingenuity) estava tentando fazer a transição do computador de voo do modo ‘pré-voo’ para o modo ‘voo’. O helicóptero está seguro, saudável e comunicou sua telemetria para a Terra”, argumentou a NASA.
#MarsHelicopter 1st flight attempt delayed to no earlier than April 14
— NASA JPL (@NASAJPL) April 10, 2021
During the high-speed spin test, the sequence ended early during the transition from "preflight" to "flight" mode. The helicopter is safe & healthy. The team is diagnosing the issue. https://t.co/ysnZzKR7qM pic.twitter.com/lP3NrIvGBs
Os procedimentos estão sendo revisados pela equipe técnica e todo o teste de voo será reprogramado. O órgão pontuou que a expectativa é que o robô faça a primeira viagem aérea no máximo até quarta-feira.
Antes da falha técnica, o Laboratório de Propulsão à Jato (JPL, em inglês) da NASA divulgou imagens da rotação das hélices do Ingenuity. De acordo com os especialistas, as lâminas do drone atingiram 50 rpm nos ensaios. O vídeo de baixa resolução foi divulgado no Twitter do JPL na última sexta-feira.
??Wiggle, wiggle, wiggle ??
— NASA JPL (@NASAJPL) April 9, 2021
With just a little bit of swing, the #MarsHelicopter has moved its blades & spun to 50 rpm in preparation for first flight! Takeoff is slated for April 11, with confirmation expected overnight into April 12 for us Earthlings. https://t.co/TNCdXWcKWE pic.twitter.com/EpDZymjP13
Voos do helicóptero
O primeiro teste será realizado em uma região chamada Van Zyl Overlook, que possibilitará uma boa visão do aeródromo que foi escolhido pela equipe da Missão Mars. Ao todo, serão realizados 5 voos, contando com esse inicial.
A ideia do JPL é verificar a capacidade do equipamento de realizar uma viagem aérea no território marciano. Além disso, a Agência Espacial dos Estados Unidos pretende capturar fotos, sons e vídeos do Planeta Vermelho. Os registros serão inéditos para a ciência mundial, já que boa parte do ambiente de Marte ainda é um mistério para os pesquisadores.
O evento é puramente conceitual e, caso seja bem-sucedido, dará uma excelente perspectiva para missões futuras. Um bom desempenho do Ingenuity pode definir novos projetos de drones para explorar Marte ainda mais.

Por Carlos Palmeira
Especialista em Redator
Paulistano, corintiano e pedestre desde 1993. Jornalista formado pela Universidade Federal de Mato Grosso, escrevo sobre games, tecnologia, ciência e cultura pop. Fã de Red Hot Chili Peppers e apaixonado por maracujá, pão de queijo e rap.