NASA adia 1º voo da Ingenuity por problemas técnicos

2 min de leitura
Imagem de: NASA adia 1º voo da Ingenuity por problemas técnicos
Imagem: NASA/JPL-Caltech/ASU
Avatar do autor

A NASA comunicou, neste final de semana, o adiamento do 1º voo do helicóptero Ingenuity em Marte. O robô voaria ontem (11), mas por problemas técnicos o teste foi postergado para a próxima quarta-feira (14).

A Agência Espacial Norte-Americana explicou que na sexta-feira (9), durante ensaios de giros em alta rotação dos rotores, o timer acabou expirando mais cedo do que o esperado. Chamado de “watchdog”, esse cronômetro supervisiona a sequência de comandos e alerta sobre problemas potenciais com o drone.

“Isso (o problema) ocorreu quando ele (Ingenuity) estava tentando fazer a transição do computador de voo do modo ‘pré-voo’ para o modo ‘voo’. O helicóptero está seguro, saudável e comunicou sua telemetria para a Terra”, argumentou a NASA.

Os procedimentos estão sendo revisados pela equipe técnica e todo o teste de voo será reprogramado. O órgão pontuou que a expectativa é que o robô faça a primeira viagem aérea no máximo até quarta-feira.

Antes da falha técnica, o Laboratório de Propulsão à Jato (JPL, em inglês) da NASA divulgou imagens da rotação das hélices do Ingenuity. De acordo com os especialistas, as lâminas do drone atingiram 50 rpm nos ensaios. O vídeo de baixa resolução foi divulgado no Twitter do JPL na última sexta-feira.

Voos do helicóptero

O primeiro teste será realizado em uma região chamada Van Zyl Overlook, que possibilitará uma boa visão do aeródromo que foi escolhido pela equipe da Missão Mars. Ao todo, serão realizados 5 voos, contando com esse inicial.

A ideia do JPL é verificar a capacidade do equipamento de realizar uma viagem aérea no território marciano. Além disso, a Agência Espacial dos Estados Unidos pretende capturar fotos, sons e vídeos do Planeta Vermelho. Os registros serão inéditos para a ciência mundial, já que boa parte do ambiente de Marte ainda é um mistério para os pesquisadores.

O evento é puramente conceitual e, caso seja bem-sucedido, dará uma excelente perspectiva para missões futuras. Um bom desempenho do Ingenuity pode definir novos projetos de drones para explorar Marte ainda mais.

Fontes

NASA adia 1º voo da Ingenuity por problemas técnicos