Europa testa sonda 'BB-8' para explorar cavernas lunares

1 min de leitura
Imagem de: Europa testa sonda 'BB-8' para explorar cavernas lunares
Imagem: Julius Maximilians/Universidade de Würzburgo

A Agência Espacial Europeia (ESA) está testando um robô que foi construído com o objetivo de explorar cavernas lunares. Parecida com o BB-8, de Star Wars, a máquina faz parte de um grande projeto científico e, por enquanto, não há previsão de quando ela será levada para a Lua.

Batizada de DAEDALUS, a sonda em formato de esfera foi projetada pela equipe do cientista alemão Julius-Maximilians, da Universidade de Würzburgo, e está sendo avaliada pelo Concurrent Design Facility, um centro técnico da ESA.

Sonda DAEDALUS

De acordo com a agência, naves orbitadoras já mapearam vários poços lunares que são interessantes para a comunidade científica. Os locais não foram explorados ainda e levanta-se a hipótese de que eles tenham até mesmo depósitos de água congelada.

Além disso, a entidade aponta que as cavernas podem servir para abrigar colônias lunares, oferecendo proteção contra radiação, micrometeoritos e temperaturas extremas da superfície do satélite natural da Terra. A ideia é que o equipamento possa realizar todas essas descobertas.

Missão na Lua

A esfera robótica tem 46 centímetros e carrega alguns equipamentos: câmera estereoscópica imersiva, um dosímetro de radiação, sensores de radar a laser para mapeamento 3D de interiores de cavernas e de temperatura. A DAEDALUS também tem braços extensíveis para eliminar obstáculos e testar as propriedades das rochas.

Sonda DAEDALUS

O BB-8 da vida real está sendo testado para descer em uma caverna por  meio de uma corda. Logo depois ele será desconectado para “rolar” de maneira autônoma, mas continuaria sendo acompanhado por uma corda que tem um receptor Wi-Fi. As imagens do ambiente lunar serão capturadas em 306 graus e transmitidas para fora do fosso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.