Elon Musk afirma que SpaceX pousará em Marte 'antes de 2030'

1 min de leitura
Imagem de: Elon Musk afirma que SpaceX pousará em Marte 'antes de 2030'
Imagem: Rawpixel

Os protótipos da espaçonave Starship ainda estão realizando os primeiros testes de voo, nos Estados Unidos, indicando que a versão final deve demorar a ser apresentada. Mas o CEO da SpaceX Elon Musk disse, nesta quarta-feira (24), que ela estará pronta para voar até o Planeta Vermelho muito antes do imaginado por todos.

“A SpaceX pousará naves espaciais em Marte bem antes de 2030. O limite realmente difícil é tornar a Base Alfa de Marte autossustentável”, comentou o bilionário em seu perfil oficial no Twitter, respondendo a uma thread que tratava de uma suposta preocupação dos líderes europeus em relação à redução dos custos de lançamentos de satélites da sua empresa.

Sobre este assunto, Musk acredita que os seus concorrentes na Europa estão “mirando muito baixo”, referindo-se ao tipo de tecnologia utilizada. “Apenas foguetes totalmente e rapidamente reutilizáveis serão competitivos. Todo o resto parecerá um bimotor na era dos jatos”, profetizou.

Previstos para estrear no ano que vem, os foguetes Ariane 6 e Vega-C, da Agência Espacial Europeia (ESA), não utilizam a mesma tecnologia adotada nos propulsores da SpaceX, tornando os custos dos lançamentos ainda mais caros. Um sistema mais competitivo só deve ser apresentado pela agência depois de 2030.

Os próximos passos da Starship

Para cumprir a ousada promessa de pousar em Marte antes de 2030, a empresa de Musk não tem medido esforços com o objetivo de tornar a Starship uma nave confiável. Por enquanto, nenhum dos protótipos ficou inteiro após o pouso, mas o último lançado, SN10, resistiu alguns minutos depois de tocar o solo, mostrando avanços.

A companhia tem planos de realizar o primeiro voo orbital da espaçonave no início do segundo semestre deste ano. Depois disso, o cronograma prevê uma viagem ao redor da Lua em 2023, com tripulantes. Já o principal destino pode ser alcançado em 2027, com a viagem inaugural ao Planeta Vermelho, mas ainda sem ninguém a bordo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.