NASA diz que o universo pode ser menos 'povoado' do que se espera

Imagem de: NASA diz que o universo pode ser menos 'povoado' do que se espera
Imagem: Pexels

Na última terça-feira (12), a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos, NASA, afirmou em um comunicado que o universo pode ser menor do que o anteriormente estimado. A análise foi feita utilizando dados da missão New Horizonsque buscou medir a luminosidade do cosmos além de Plutão. O resultado, surpreendente, põe em xeque a estimativa atual de "2 trilhões de galáxias".

"Simplesmente não vemos a luz de 2 trilhões de galáxias", disse Marc Postman, do Space Telescope Science Institute, após reafirmar a importância de estimar o número de galáxias no universo por meio de estudos realizados com auxílio Telescópio Espacial Hubble.

Uma nova análise mais recente e co-escrita por ele sugere que o número correto de galáxias deve girar em torno de centenas de bilhões, como também indicado pelas recentes descobertas da missão da NASA.

A missão New Horizons chegou próxima dos limites do sistema solar da Terra. (Fonte: NASA / Reprodução)A missão New Horizons chegou próxima dos limites do sistema solar da Terra. (Fonte: NASA / Reprodução)Fonte:  NASA

Tod Lauer, também co-autor do estudo e pesquisador do National Optical Infrared Astronomy Research Laboratoryexplica que o método científico por trás das medições espaciais é complexo: "Esse tipo de medição é extremamente difícil. Muitas pessoas tentam fazer isso há muito tempo," comenta. Ele também afirma que a missão New Horizons proporcionou uma nova perspectiva de análise do cosmos nunca antes alcançada pela humanidade.

Os resultados do estudo foram apresentados para a American Astronomical Society (AAS — Sociedade Norte-Americana de Astronomia) na última quarta-feira (13) para validação e foram aceitos para publicação no Astrophysical Journal, revista científica de grande renome.