Ciência

Urano será visto com maior facilidade na próxima semana

Guia da NASA explica como observar o planeta azul com binóculos ou telescópio

14/01/2021, às 19:30

Urano será visto com maior facilidade na próxima semana

Fonte:  Lights In The Dark/Reprodução 

Imagem de Urano será visto com maior facilidade na próxima semana no tecmundo

O sétimo planeta do Sistema Solar, Urano poderá ser observado facilmente na próxima semana. De acordo com a NASA, será possível ver um dos “gigantes de gelo” através de binóculos ou telescópios na noite do dia 20 de janeiro – próxima quarta-feira.

A dica de observação foi divulgada em um recente boletim da agência do governo norte-americano no YouTube. O vídeo também apresentou instruções sobre como avistar com maior facilidade o planeta azul.

Gráfico da NASA explica como encontrar Urano no dia 20 de janeiro.Gráfico da NASA explica como encontrar Urano no dia 20 de janeiro.

Para os interessados em observar Urano, a NASA orienta esperar o sol se pôr e procurar pela lua crescente algumas horas após escurecer. Em seguida, a pessoa deve encontrar Marte, um brilho laranja-avermelhado um pouco acima do satélite natural da Terra.

“Então, faça uma varredura de Marte em direção à lua e você deverá encontrar o disco azulado de Urano”, explica o boletim da agência espacial.

Urano é conhecido com um planeta gelado e malcheiroso.Urano é conhecido com um planeta gelado e malcheiroso.

Breves curiosidades sobre Urano

Conhecido por ser o planeta com a atmosfera mais fria, Urano tem uma temperatura média de -220ºC. Outra característica marcante é o odor pouco agradável por conta do sulfeto de hidrogênio que é encontrado em suas nuvens.

Descoberto pelo astrônomo inglês William Herschel em março de 1781, o astro com 13 anéis ao redor ajudou a expandir as fronteiras do Sistema Solar. Bem como, ele foi o primeiro planeta descoberto com o uso de telescópio.

Por fim, o nome Urano é uma homenagem ao Deus grego do céu, pai de Cronos (Saturno) e avô de Zeus (Júpiter). Dessa maneira, ele é único dos astros que não recebeu um título inspirado diretamente em um Deus romano.