Peso de materiais fabricados supera o da vida na Terra

2 min de leitura
Imagem de: Peso de materiais fabricados supera o da vida na Terra
Imagem: Pexels

Se a emissão de gases na atmosfera, responsável pela maior concentração vista por aqui em 800 mil anos, e mudanças climáticas não são suficientes para que muitos se convençam do papel do ser humano na trajetória de nosso planeta, saber que a massa de itens produzidos pela espécie ultrapassou a de todas as criaturas vivas presentes pode, ao menos, dar uma boa pista disso. É o que indica um novo estudo publicado pelo Instituto Weizmann de Ciência, em Israel.

O termo “antropoceno” é usado para descrever o período mais recente da história, em que atividades humanas começaram a ter impacto significativo na Terra. Só para se ter uma ideia, semanalmente, a massa de tudo o que produzimos, como prédios, estradas, carros e afins, equivale ao peso dos 8 bilhões de habitantes espalhados pelos cinco continentes, o que, é claro, afeta o equilíbrio dos biomas.

Ron Milo, biólogo de sistemas, e seus colegas fizeram estimativas da biomassa de plantas vivas (que representam 90% de todos os seres vivos) para cada ano entre 1900 e 2017 com dados que foram baseados em pesquisas de campo e modelagem computacional; a partir de 1990, dados de satélite foram incluídos no levantamento.

Já há menos natureza que materiais produzidos por pessoas no planeta.Já há menos natureza que materiais produzidos por pessoas no planeta.Fonte:  Pexels 

A massa de outros organismos, de bactérias a baleias, contabilizada em 2018,juntou-se à de humanos (0,01% do total) e de todos os objetos inanimados, e o resultado, como era de se esperar, é espantoso.

Em 1900, tudo o que era produzido por pessoas somava apenas 3% do total, algo que dobrou a cada 20 anos, de acordo com a equipe em entrevista à Nature. Por fim, a biomassa total diminuiu gradualmente desde 1900 para cerca de 1,1 bilhão de toneladas por causa do desmatamento e de outros motivos. Assim, neste ano, o "artificial" chegou ao pódio da existência.

Humanidade gera, semanalmente, o equivalente ao peso dos 8 bilhões de habitantes da Terra.Humanidade gera, semanalmente, o equivalente ao peso dos 8 bilhões de habitantes da Terra.Fonte:  Reprodução 

Olhando a vida pelos olhos de um cubo de um pneu

Com uma variação de cerca de 6 anos, o momento exato em que isso ocorreu (ou ocorrerá) depende se a biomassa é contada com ou sem água; na segunda hipótese, permanecerá maior que a de materiais humanos até 2037, mais ou menos. De qualquer modo, os pesquisadores afirmam que árvores e arbustos no mundo já pesam menos que nossos produtos. Aliás, o plástico responde pelo dobro do total de todos os animais.

Mais do que preocupante, a informação exige estudos detalhados, já que não leva em consideração a toxicidade de várias substâncias nem o impacto ambiental exercido por estruturas em determinados locais. "Não é que a infraestrutura em si seja ruim. É como a produzimos que é o problema", destaca Eduardo Brondizio, antropólogo ambiental da Universidade de Indiana.

Dependendo da inovação tecnológica aplicada, a possibilidade de evitar que o planeta entre em colapso definitivo não está fora de cogitação, indica Xuemei Bai, que estuda sustentabilidade urbana na Universidade Nacional da Austrália: "Estou esperançoso".

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.