Lua e Marte: veja como observar a conjunção dos astros nesta noite

1 min de leitura
Imagem de: Lua e Marte: veja como observar a conjunção dos astros nesta noite
Imagem: Getty Images

A noite desta quarta-feira (25) irá proporcionar um espetáculo raro: a Lua e o planeta Marte estarão aparentemente alinhados no céu, num fenômeno conhecido como “conjunção” devido a essa imaginária proximidade, embora os astros estejam na verdade a milhões de quilômetros um do outro.

A dupla estará visível a partir do pôr do sol desta tarde, mas o momento exato de maior proximidade ocorrerá às 20h59 (horário de Brasília). É só olhar para o norte: a Lua será facilmente observável pois estará cerca de 80% iluminada em Quarto Crescente, enquanto o Planeta Vermelho estará menor e mais escuro, como uma pequena estrela brilhante, abaixo e à esquerda da Lua.

Lua e Marte ficarão ainda visíveis até as 2h13, quando a Lua irá desaparecer sob o horizonte no oeste. Para que você tenha uma visão perfeita do fenômeno, e saiba exatamente em qual direção olhar, é importante conseguir identificar corretamente os pontos cardeais.

Como se orientar durante a conjunção Lua e Marte

Fonte: SkySafari app/ReproduçãoFonte: SkySafari app/ReproduçãoFonte:  SkySafari app 

Para se orientar corretamente, e saber em que direção olhar, há algumas dicas fáceis de usar: memorizar o local do pôr do sol, usar uma bússola ou um aplicativo de astronomia em seu celular.

Quem memorizar o local onde o sol se pôs, sabe, desde o tempo do ensino básico que aquele ponto é o oeste. Portanto, basta ficar em pé e apontar o braço esquerdo para aquele local (o poente). Assim, você terá o leste em seu braço direito, o sul às suas costas e o norte diretamente à frente, que é para onde você tem que olhar.

Quanto à bússola, quem não tiver o famoso instrumento em mãos, pode utilizar o recurso “Bússola” que faz parte do sistema iOS. Quem tiver celular com Android, pode baixar um app, via Google Play, como o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL, que é gratuito e sem anúncios, neste link.

Quem optar por apps de astronomia, há muitos deles ótimos, e que utilizam a sua localização via GPS para identificar exatamente para onde você está apontando ou mostrar a direção para a qual você deseja olhar. Um deles, o SkySafari, tem a vantagem de ser gratuito, e estar disponível tanto para Android como para iOs.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.