Bola de fogo risca o céu australiano e cai no mar; veja o vídeo

Imagem de: Bola de fogo risca o céu australiano e cai no mar; veja o vídeo
Imagem: CSIRO/RV Investigator/Divulgação

Por existirem milhares de satélites em órbita e bilhões de câmeras em terra, hoje cada vez mais meteoros são avistados iluminando o céu ao atravessarem a atmosfera do planeta. Depois do bólido que iluminou a madrugada ao sul de Portugal, outra rocha incandescente riscou o céu nesta semana, desta vez sobre a Austrália.

As imagens do meteoro caindo no oceano na costa sul da Tasmânia foram capturadas por um navio de pesquisa da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO), a agência nacional para pesquisa científica da Austrália.

O meteoro caiu ao sul da Tasmânia.Meteoro caiu ao sul da Tasmânia.Fonte:  CSIRO/Divulgação

A câmera da embarcação transmite imagens ao vivo continuamente, por isso captou o momento em que o meteoro (segundo a tripulação, verde brilhante) cruzou o céu à frente do navio para, em seguida, desfazer-se no oceano.

Para John Hooper, gerente da CSIRO a bordo do RV Investigator, registrar a queda do meteoro foi um golpe de sorte: "O que vimos na análise das imagens nos surpreendeu, em particular pelo tamanho e brilho do meteoro".

Golpe de sorte

A queda aconteceu nesta quarta-feira, às 21h21 (hora local), 100 quilômetros ao sul da Tasmânia. O RV Investigator está na área mapeando o fundo do mar e conduzindo estudos oceanográficos. Segundo o astrônomo Glen Nagle, da CSIRO Astronomy and Space Science, "mais de 100 toneladas de detritos espaciais naturais entram na atmosfera da Terra todos os dias; a maior parte passa despercebida ao ocorrer em áreas despovoadas. Se tivermos sorte, sua entrada pode ser visualmente espetacular".

O RV Investigator estava na hora e no lugar certos.RV Investigator estava na hora e no lugar certos.Fonte:  CSIRO/Matthew Marrison/Divulgação

Nas primeiras horas desta quinta (19), moradores da capital Hobart inundaram as mídias sociais com relatos sobre o avistamento, mas pouca gente conseguiu registrá-lo. "As câmeras estão por toda parte, mas devem apontar para o lugar certo e na hora certa. O RV Investigator foi o sortudo da vez", disse Nagle.