menu
Logo TecMundo
Ciência

Confira as 10 fotos mais famosas do espaço

As fotos do espaço mostram momentos icônicos da humanidade fora da Terra e também as belezas do universo

schedule02/11/2020, às 15:00

Confira as 10 fotos mais famosas do espaçoFonte:

Imagem de Confira as 10 fotos mais famosas do espaço no tecmundo

Desde a Antiguidade, a humanidade é fascinada pelos segredos do espaço. Porém, até a divulgação das primeiras fotos do espaço, em 1946, não se tinha uma experiência visual tão marcante. 

A partir da corrida espacial nos anos 1960 até os dias atuais, a qualidade das imagens só aumentou e o espaço se tornou ainda mais fascinante. Sejam registradas por telescópios ou pelos próprios astronautas, as fotos do espaço são uma prova do avanço da Ciência. 

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Confira as 10 fotos do espaço mais marcantes da humanidade.

1. O pálido ponto azul 

Fonte: Reprodução / Nasa
Fonte: Reprodução / Nasa

Sabe aquele pontinho azul no meio da foto? É a Terra. Esta é a primeira foto do nosso Sistema Solar, divulgada em junho de 1990. A imagem faz parte de um mosaico de fotos capturadas pela sonda Voyager 1, a 6 bilhões de quilômetros do planeta. 

O astrônomo Carl Sagan descreveu a visão como um "pálido ponto azul", que foi o título de um dos seus livros depois. 

2. Pegadas na Lua

Fonte: Reprodução / Nasa
Fonte: Reprodução / Nasa

A histórica foto é da pegada do astronauta Buzz Aldrin, uma das primeiras pessoas a andar na superfície da Lua. O registro foi feito pelo próprio Aldrin, durante a missão Apollo 11, em 1969. 

3. "Esse é um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade."

Fonte: Reprodução / Nasa
Fonte: Reprodução / Nasa

A frase acima pertence a Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua, em 1969, mas a foto que ficou famosa é de Buzz Aldrin. Posteriormente, em 2017, Aldrin contou que pediu ao colega que tirasse uma foto sua naquele momento. É possível visualizar o próprio Armstrong no reflexo do capacete.

4. A imensidão da Via Láctea

Fonte: Reprodução / ESO
Fonte: Reprodução / ESO

A nossa galáxia tem uma das mais incríveis fotos do espaço feitas nos tempos recentes. O registro da Via Láctea em 360° foi realizado em 2009, pelo projeto GigaGalaxyZoom, da ESO. 

Na foto, é possível visualizar as nebulosas com suas estrelas jovens e as galáxias satélites.

5. O Cosmo em galáxias vibrantes

Fonte: Divulgação/NASA, ESA, S. Beckwith e HU
Fonte: Divulgação/NASA, ESA, S. Beckwith e HU

Há aproximadamente 10 mil galáxias nesta imagem, já pensou? Não é para menos que é a imagem de luz visível mais profunda do Cosmo que foi registrada. A captura foi feita pelo telescópio Hubble por meio de 800 fotos diferentes tiradas entre setembro de 2003 e janeiro de 2004. 

6. A Terra do ponto de vista da Lua

Fonte: Reprodução / Nasa
Fonte: Reprodução / Nasa

A missão da Apollo 8, em 1968, era a de tirar fotos da superfície da Lua, mas a tripulação se deparou com essa imagem da Terra surgindo do horizonte do satélite natural. A icônica foto recebeu o nome de Earthrise ("O nascer da Terra", em tradução livre). 

7. A superfície de outro planeta

Fonte: NSSDC/GSFC/NASA
Fonte: NSSDC/GSFC/NASA

Em 1975, a sonda espacial russa Venera 9 conseguiu fotografar a superfície de Vênus, tendo-se tornado a primeira nave a pousar no planeta. Para entrar na atmosfera de Vênus, a sonda precisou usar paraquedas e registrou as imagens com um fotômetro panorâmico.

8. Uma beleza impressionante

Fonte: Robert Gendler, ESO, VISTA, HLA, Hubble Heritage Team (STScI/AURA)
Fonte: Robert Gendler, ESO, VISTA, HLA, Hubble Heritage Team (STScI/AURA)

A nebulosa Cabeça de Cavalo é uma das fotos do espaço mais belas. A captura foi feita em uma combinação dos dados de imagem do telescópio VISTA, situado em solo, com o Telescópio Espacial Hubble. Essa imensa formação de gás e poeira abriga o nascimento de várias estrelas.

9. Caminhada espacial 

Fonte: Reprodução / Nasa
Fonte: Reprodução / Nasa

Em 1984, o astronauta Bruce McCandless se tornou o primeiro a flutuar fora da espaçonave sem uma corda para trazê-lo de volta. Para realizar esse feito, McCandless tinha um dispositivo de propulsão de nitrogênio guiado à mão. A aventura foi registrada pela tripulação do Ônibus Espacial Challenger.

10. Um registro raríssimo 

Fonte: Reprodução / EHT Collaboration
Fonte: Reprodução / EHT Collaboration

Em 2019, o projeto Event Horizon Telescope conseguiu um feito inédito: uma imagem real de um buraco negro. Antes, tudo o que se tinha eram representações do buraco negro, já que, por ele engolir tudo à sua volta (até a luz), tornava-se muito difícil fazer uma imagem. 

A conquista foi feita com oito radiotelescópios da Terra, os quais flagraram o exato momento em que ondas de luz que ainda não tinham sido sugadas.