Asteroide do tamanho de um avião passou 'perto' da Terra hoje (1º)

1 min de leitura
Imagem de: Asteroide do tamanho de um avião passou 'perto' da Terra hoje (1º)
Imagem: Reprodução

Nesta terça-feira (1º), pouco depois das 13h, um asteroide do tamanho de um Boeing 747 — avião utilizado para transporte de passageiros e de carga chamado com frequência de Jumbo — atingiu o ponto de sua trajetória mais próximo da Terra, a uma distância de aproximadamente um terço daqui para a Lua, não representando ameaça alguma para nós.

Batizado de 2011 ES4, a órbita do corpo celeste não é exatamente conhecida pela NASA, a qual "chutou" que ele poderia passar a apenas 73 mil quilômetros do planeta água. Entretanto, para alívio dos mais ansiosos, não chegou mais perto do que 121 mil quilômetros.

A agência foi enfática em uma postagem no Twitter publicada na última sexta-feira (28/08): "O asteroide vai atingir a Terra? Não! Sua distância é considerada próxima em escala astronômica, mas não oferece perigo."

Só passou para dar um "Oi!"

Medindo de 22 a 49 metros, o objeto viaja a uma velocidade de 29.376 quilômetros por hora e foi descoberto por astrônomos por meio do observatório Mount Lemmon Survey, na Universidade do Arizona, em 2 de março de 2011 — menos de 2 semanas antes da primeira visita dele aos nossos arredores registrada.

Naquele ano, foi possível observá-lo por apenas 4 dias antes que sua visualização se tornasse fraca demais, o que o manteve "escondido" de nossos radares até hoje e explica a falta de certeza quanto à sua trajetória.

De qualquer forma, esse não é o primeiro nem será o último a demonstrar sua habilidade de se esgueirar sem ser detectado, pois recentemente já tivemos alguns exemplares, como o 2020 QG — cuja presença só foi percebida depois de sua "saída à francesa".

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.