China lança com sucesso sonda que vai estudar solo de Marte

1 min de leitura
Imagem de: China lança com sucesso sonda que vai estudar solo de Marte
Imagem: Xinhua

A China lançou com sucesso nesta quinta-feira (22) um veículo de exploração que tem como objetivo pousar em Marte. A missão se chama Tianwen-1 e foi executada em uma base na ilha de Hainan, no extremo sul do país.

Essa é a primeira missão interplanetária de grande porte da China, que pretende realizar uam série de pesquisas sobre o planeta a partir de três equipamentos que funcionam via energia solar: uma sonda orbital que vai mapear imagens de Marte, um veículo com seis rodas que vai se deslocar pelo terreno para estudá-lo e uma base fixa que funcionará como plataforma de entrega de dados e decolagem.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para o lançamento, foi utilizado um foguete Long March 5, também de fabricação chinesa.

Entre as contribuições da pesquisa está a utilização de um radar para estudar o solo de Marte a partir de profundidades ainda não exploradas pelo ser humano.

A missão é a segunda realizada neste mês que tem Marte como destino: anteriormente, os Emirados Árabes Unidos iniciaram as pesquisas espaciais do país ao lançar uma sonda em direção ao planeta.

A Tianwen-1 deve levar sete meses para chegar ao local desejado e só deve retornar à Terra por volta de 2030. Essa é a primeira vez que a China lança uma sonda ao planeta de forma independente e, até agora com sucesso. Em 2011, em um lançamento realizado em parceria com a Rússia, a sonda Yinghuo-1 ficou sem contato com a base e acabou perdida em órbita.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.