Vacina brasileira contra covid-19 começa a ser testada em animais

1 min de leitura
Imagem de: Vacina brasileira contra covid-19 começa a ser testada em animais
Imagem: Unsplash
Avatar do autor

Pesquisadores brasileiros que estão desenvolvendo uma vacina contra a covid-19 anunciaram que o estudo está na fase pré-clínica, que determina o início dos testes em animais. Após essa etapa, a fórmula será testada em humanos. O projeto é composto por especialistas da Faculdade de Medicina da USP e do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (Incor).

Ao contrário da maioria dos laboratórios que também estão estudando uma vacina para a doença, o método escolhido pela equipe não utiliza RNA mensageiro. As partículas da vacina levam fragmentos do vírus SARS-CoV-2 para dentro do corpo humano e com isso estimulam o organismo a desenvolver uma defesa contra a doença.

a  Unsplash/Reprodução 

O método escolhido é mais demorado do que os demais, mas alguns especialistas defendem que ele oferece resultados mais seguros. Outras vacinas estão em andamento nos Estados Unidos, na Alemanha, na Austrália e na China.

“Já conseguimos desenvolver três formulações de vacinas que estão sendo testadas em animais. Em paralelo, estamos formulando diversas outras para identificar a melhor candidata”, afirmou Gustavo Cabral, pesquisador responsável pelo projeto, à agência Fapesp.

Oxford testará sua vacina no Brasil

A instituição aplicará a vacina em cerca de 2 mil brasileiros voluntários como parte de um plano de desenvolvimento global. A campanha terá como foco pessoas que estão na linha de frente no combate à pandemia. O Brasil, que poderá ser o próximo epicentro da pandemia, será o primeiro país fora do Reino Unido a ter a acesso a essa imunização.

Legenda Corona

Leia também:

Vacina brasileira contra covid-19 começa a ser testada em animais