Dias na Terra tinham 30 minutos a menos na época dos dinossauros

Imagem de: Dias na Terra tinham 30 minutos a menos na época dos dinossauros
Avatar do autor

Você sente que os dias passam rápido demais? Saiba que, se você vivesse há 70 milhões de anos, eles seriam ainda mais ligeirinhos: cientistas descobriram que naquela época os dias tinham cerca de 30 minutos a menos do que atualmente.

Essa curiosa revelação foi feita por pesquisadores da Universidade de Bruxelas, na Bélgica, que analisaram a concha de um molusco do fim do Cretáceo, atrás de minúsculas camadas, para calcular a duração dos dias. Assim, foi possível determinar que os dias tinham 23 horas e 30 minutos, enquanto os anos tinham 372 dias. O processo é semelhante ao de contar os anéis dos troncos de árvores para calcular a sua idade, mas feito de maneira microscópica.

Fóssil utiizado na descobertaFóssil utilizado na análise.Fonte:  AGU

Isso não é necessariamente uma grande novidade, já que os cientistas notam que a rotação da Terra está cada vez mais lenta, sendo influenciada pela gravidade da Lua. A indicação, porém, pode ajudar a explicar melhor a origem do nosso planeta e do seu satélite natural, além da relação de poder que um exerce sobre o outro.