Sinais de vida? NASA descobre caverna em Marte

1 min de leitura
Imagem de: Sinais de vida? NASA descobre caverna em Marte

NASA divulgou neste domingo (1º) a existência de um buraco descoberto por acaso em Marte. Registrado em 2011 pela HiRISE, câmera de bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), ele parece ser uma espécie de entrada para uma caverna.

Localizado nas proximidades do vulcão Pavonis Mons, o espaço tem cerca de 35 metros de diâmetro, de acordo com as análises feitas por pesquisadores. A agência estima que a profundidade seja de aproximadamente 20 metros, tendo em vista o ângulo interno da sombra que aparece nas imagens capturadas.

Leia tambémNASA revela impressionante foto panorâmica da superfície de Marte

Locais como esse são de grande interesse de pesquisadores, uma vez que seu interior oferece certa proteção contra as condições hostis na superfície do Planeta Vermelho. Por isso, podem ser bons candidatos para abrigar vida marciana — que, em seu interior, conseguiria se manter longe das fortes radiações solares.

(Fonte: National Aeronautics and Space Administration/Divulgação)

Isso significa que esses lugares são ideais para servirem de apoio em expedições humanas. Por exemplo, astronautas poderiam utilizá-los para construir abrigos subterrâneos. Segundo a agência, essa região deve receber missões de exploração no futuro com o objetivo de procurar sinais de vida marciana.

No segundo semestre deste ano, a agência enviará a sonda Mars 2020 para o Planeta Vermelho à procura de bioassinaturas onde teria sido o delta de um rio. Essa sonda ainda será equipada com uma máquina de perfuração para fazer buscas e análises no subsolo marciano.

O que achou dessa descoberta? Dê a sua opinião nos comentários!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.