Semana no espaço #1: o que rolou nos últimos 7 dias em exploração espacial

3 min de leitura
Imagem de: Semana no espaço #1: o que rolou nos últimos 7 dias em exploração espacial

O TecMundo está estreando uma nova série de matérias semanais que vão contar o que aconteceu de importante nos últimos sete dias no mundo da astronomia e da exploração espacial.

Por meio de notas rápidas, você vai saber de tudo o que mais importa que anda rolando sobre nossas cabeças, lá em cima, em um Universo não tão distante assim — o nosso! Bora lá?

Deu (mais ou menos) pra ver a ISS!

A Estação Espacial Internacional (que a gente chama de ISS ou EEI pra escrever menos) esteve visível em vários pontos de nossa Terra Brasilis no último dia 13, lá por volta das 18h30. Áreas em torno de Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e tudo entre essas cidades — se conseguiram ter tempo bom nesse momento — puderam ver a passagem desse verdadeiro laboratório espacial (obviamente eu não consegui, estava tudo nublado, droga).

Algas vão fabricar oxigênio na ISS

Ainda no assunto da querida EEI, a grande novidade é que a estação deve começar a produzir seu próprio oxigênio usando algas, o que vai dar uma autonomia muito maior para as missões. O fotobiorreator que vai realizar esse processo foi levado para a EEI no último dia 6 de maio pela Cargo Dragon da SpaceX.

aO fotobiorreator da ISS (Foto: Reprodução / Centro Espacial Alemão)

A primeira mulher na Lua...

Finalmente a NASA tomou vergonha na cara e confirmou uma missão que vai levar o primeiro ser humano do sexo feminino para pisar na Lua. Depois de levar 12 marmanjos para o nosso satélite natural, a agência espacial americana batizou com o nome de Ártemis esse projeto, que deve acontecer só em 2024.

aEsse foi o primeiro homem na Lua — queremos logo fotos da primeira mulher! (Foto: Reprodução / NASA)

...com narração do Capitão Kirk!

Para comemorar a confirmação da missão Ártemis, a NASA divulgou um trailer mostrando diversos momentos memoráveis da exploração espacial realizada pela agência espacial americana. E o melhor de tudo: narrado pelo ator William Shatner, que viveu o inigualável Capitão Kirk da série Star Trek original — e responsável por muitos dos sonhos espaciais que já realizamos e ainda vamos conquistar (quase caiu uma lagriminha aqui).

Internet do espaço

Elon Musk mostrou em seu Twitter como vão ser os primeiros 60 satélites do projeto Starlink, que pretende criar uma rede de internet que vai cobrir todo o nosso planeta. O Tony Stark meio xarope do mundo real pretende colocar em órbita cerca de 12 mil satélites até 2020 pra acabar com o nosso desespero de ficar sem 4G em lugares mais remotos. Cruzando os dedos pra tudo dar certo logo.

Que fotão da p*rra!

O telescópio Hubble, que tem um zoom quase tão impressionante quanto o P30 (brincadeira, viu?), registrou imagens do espaço que foram montadas por cientistas — naquilo que pode ser considerado o quebra-cabeça mais abrangente da história — gerando um resultado incrível: um fotão da p*rra que mostra nada menos que 16 anos de observações e 265 mil galáxias. Só para saber, o resultado final foi a combinação de 7,5 mil imagens. Haja cientista pra esse tanto de fotos!

aEsse é praticamente TODO o Universo conhecido e a gente é um pequeno micróbio vivendo nele (Foto: Reprodução / Hubble Space Telescope)

Concorrente japonês no espaço

O Japão sempre foi famoso por ser referência em ciências, mas nunca se destacou tanto em termos de corrida espacial — talvez porque grande parte do século XX foi tomada por uma “briguinha” chamada Guerra Fria entre dois países aí. Agora, quem acha que vai dominar os voos espaciais sozinho está bastante enganado: o Japão realizou seu primeiro voo comercial usando o foguete Momo-3 (calma que não é isso que você está pensando). A nave retornou para a Terra em apenas 10 e a missão foi considerada um sucesso total.

aMomo-3 é o primeiro foguete comercial funcional do Japão (Foto: Reprodução / JapanTimes)

Quem dá mais?

Um manual de anotações utilizado por Neil Armstrong e Buzz Aldrin na primeira viagem à Lua vai ser leiloado pela renomada casa de leilões Christie’s. Quem quiser dar uma olhadinha no manual — que ensina a mexer no módulo lunar Eagle e contém um monte de anotações da dupla (as primeiras coisas escritas na Lua pelo ser humano) — vai ter que desembolsar uma baita grana no próximo dia 18 de julho, às vésperas do aniversário de 50 anos da nossa chegada ao satélite (sim, nossa, eu incluo a humanidade toda nesse mérito).

aFoto: Divulgação / Christie's

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.