Server é o robô que poderá fazer entregas em sua casa e trabalho

1 min de leitura
Imagem de: Server é o robô que poderá fazer entregas em sua casa e trabalho

Imagine entregas sendo feitas em sua casa ou trabalho por um robozinho simpático de apenas 1 metro de altura. Pois é, isso já é quase uma realidade. A Postmates — empresa norte-americana especializada em serviços de entregas — desenvolveu um robô chamado Server para fazer esse tipo de tarefa facilmente. Com cor amarela destacada, e um par de olhos que pisca, ele tem um visual que lembra vagamente o famoso Wall-E. Ao receber uma encomenda, é preciso apenas usar um código ou celular para desbloquear seu compartimento e pegar a mercadoria. O rover pode transportar até 23 quilos, e percorrer cerca de 50 quilômetros com apenas uma carga.

Ele é equipado com processador NVIDIA Xavier, sensor LiDAR, câmeras, tela touchscreen e GPS, que permitem mapeamento de trajetória e interação com seres humanos. Isso, aliado às suas duas rodas, permite que ele se movimente com segurança entre pedestres e passe por obstáculos sem problemas. Apesar de ser muito autônomo, o Server é o tempo todo monitorado por um funcionário remotamente, que usa um controle de game para controlá-lo, se necessário.  Tem ainda um botão de ajuda e capacidade para transmitir conversas por vídeo.

O uso desse tipo de solução deve ser muito ampliado nos próximos anos. De acordo com o Wired — veículo especializado em tecnologia —, o serviço feito por robôs semelhantes deve chegar aos 85% até 2025. Essa alternativa deve ser também potencializada por outras grandes companhias, que estão investindo fortemente em formas automatizadas de delivery, como é o caso da Uber — com veículos autônomos — e a Amazon — com drones de entrega.

A empresa responsável por sua criação já tem uma considerável experiência no segmento, trabalhando com uma frota de automóveis e rovers para recolhimento e entrega dos mais variados itens tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá. Inicialmente, pretende experimentar seu Server em trabalhos para clientes na cidade de São Francisco, na Califórnia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.