2 mil “sóis” marcianos! Rover já registrou diversas coisas em Marte

Imagem de: 2 mil “sóis” marcianos! Rover já registrou diversas coisas em Marte

Marte vem sendo explorado pelo Curiosity Rover desde agosto de 2012, completando 2 mil sóis – ou dias marcianos. Como a missão principal do veículo é observar e explorar a superfície de lá, diversas descobertas foram realizadas por ele.

A maior questão é se Marte já teve condições de ter vida, mesmo que microbiana. Essa dúvida existe até hoje, principalmente pelos artefatos encontrados pelo Rover, que incluem desde moléculas de água doce a argila e outros minerais.

Rover

Foco na exploração

O local mais explorado pelo veículo é a Cratera de Gale de Marte, que possui cerca de 5 quilômetros de altura. E foi lá que foram encontrados diversos elementos, como enxofre e outros minerais com oxigênio na composição.

Até agora, foram exploradas mais de 11 milhas – 18 quilômetros – na superfície marciana. Pode parecer pouco, mas a velocidade do veículo não é das maiores, podendo chegar a até 30 metros por hora. Mas claro que ele não está lá para passear, mas sim explorar.

Caminho

Quem pensa que o Curiosity Rover está sozinho no planeta está enganado. O Mars Opportunity Rover já está no planeta há mais de 5 mil sóis. Mas os dois nunca se encontraram – e provavelmente isso nunca aconteça.

E aí, o que você acha das descobertas? Deixe sua opinião nos comentários.